Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Afinal, o que é um fotolivro revista e quando oferecer para o cliente?

Afinal, o que é um fotolivro revista e quando oferecer para o cliente?

As vantagens de ter seu trabalho impresso são diversas: agregar valor na sua venda, fazer uma curadoria mais trabalhada do seu material, ter fotos com um ajuste fino, o valor histórico que fica eternizado fisicamente, entre outras… Uma maneira inteligente e econômica de ter seu trabalho impresso (e que está super em alta), é na forma de um fotolivro revista. Já ouviu falar dele?

Para entender o que é, precisamos primeiro compreender o conceito de fotolivro. Vamos lá!

O que é um fotolivro?

O fotolivro é um álbum de fotos moderno. Sua montagem envolve não só as fotografias, mas também um trabalho de diagramação, design e composição bem-feitos. E todos esses elementos são feitos digitalmente.

Fica mais fácil entender essa definição quando comparamos o fotolivro ao álbum tradicional. Confira por que eles são diferentes.

Qual a diferença entre fotolivro e álbum?

Montagem

A primeira diferença diz respeito à forma como os dois são feitos. Nos álbuns tradicionais, as fotos são impressas em papel fotográfico e coladas nas páginas. Já nos fotolivros, as imagens são impressas diretamente no papel. Por isso, seu processo de montagem é todo digital.

Tipo de papel

Outra diferença muito importante são os tipos de papéis usados em cada caso. No álbum, as fotos são impressas em papel fotográfico comum e coladas em um papel de maior gramatura, que forma as páginas. Nos fotolivros, como as fotos “são as próprias páginas”, há algumas opções de papel com tipos diferentes de acabamento (fosco, brilhante etc.) e grande qualidade.

O álbum é mais clássico e antiquado, enquanto o fotolivro carrega mais leveza e modernidade.

Quais são os principais tipos de fotolivro?

Panorâmico

Fotolivro panorâmico abre em 90º graus, ou seja, a abertura nesse ângulo não danifica o produto. É ótimo para ter seu portfólio impresso, por exemplo, porque você e seus clientes vão folheá-lo muitas vezes.

Livreto

Esse é como uma miniatura, porque tem tamanho reduzido. Imita realmente a ideia dos livretos: são pequenos e sua principal vantagem é a fácil distribuição. É ótimo para dar de lembrança para avós, madrinhas e padrinhos de casamento.

Revista

O fotolivro revista é um modelo muito despojado, além de muito criativo e diferente. Ele imita uma revista, mas com o tema do ensaio ou do evento registrado. Nele, é possível inserir elementos gráficos e de texto, trazendo muita força para a narrativa. Vamos entender melhor sobre o diferencial desse modelo abaixo!

Quais as vantagens de ofertar um fotolivro revista?

Durabilidade

Como as fotos são impressas diretamente nas folhas do fotolivro (e não coladas nelas), e recebem uma camada de proteção chamada de laminação, isso faz com que sua durabilidade seja muito maior. Impede que as fotos rasguem ou percam a cor com facilidade.

Qualidade

qualidade de impressão do fotolivro revista, por ser feita diretamente na página, é encantadora! As empresas que produzem fotolivros, especializadas no atendimento a fotógrafos, entregam uma qualidade muito nítida e palpável nesse tipo de trabalho. As imagens ganham vida com nitidez e cores brilhantes.

Personalização

A personalização criativa é uma das grandes vantagens do fotolivro revista. Se você faz ensaios e festas de 15 anos, por exemplo, pode fazer um fotolivro revista da debutante, acrescentando texto e elementos gráficos na capa sobre a festa, como se a aniversariante estivesse na capa de uma revista teen.

Custo

O Fotolivro em revista geralmente é uma opção mais econômica para fazer trabalhos impressos, por isso é um produto excelente para se conseguir boas margens de lucro com os clientes. E por ser um produto econômico, também é bom para ser usado como mostruário a ser dado de presente para parceiros comerciais divulgarem o seu trabalho. Não sabe como fazer isso? Então assista o vídeo abaixo, onde meu irmão Eduardo Vanassi dá dicas para você conseguir indicações de cerimonialistas (preste atenção na última dica, pois você pode usar uma revista para executá-la):

O fotolivro revista é um produto leve e divertido, mas que não deixa a desejar na qualidade. Ele combina muito com books, ensaios, festas de 15 anos, formaturas e alguns produtos para casamento, como lembranças para padrinhos e madrinhas ou até mesmo como convite! Também faz sucesso quando ofertado em ensaios newborn, para os pais presentearem os parentes mais próximos.

Quer ter esse produto diferenciado no leque de opções para oferecer aos seus clientes? Então, conheça a qualidade e beleza dos fotolivros revista da Indimagem, unicamente para fotógrafos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo