4 erros comuns cometidos por fotógrafos iniciantes e como evitá-los

Tempo de leitura: 5 minutos

A sua carreira está apenas começando? Então, o entusiasmo deve ser grande e a experiência, nem tanto, certo? Para um fotógrafo iniciante, há um mundo inteiro de descobertas na profissão, muitos detalhes e truques que só se aprende com o tempo e muito treino.

Para ajudar a driblar os obstáculos, preparei uma pequena lista de erros que podem ser evitados, mesmo no início da sua jornada como fotógrafo. Se for possível desviar deles, o primeiro passo para se tornar um bom profissional já está dado. Bora conferir?

1. Comprar equipamentos mais caros para fazer fotos melhores

Isso é uma grande armadilha para o fotógrafo iniciante.

Entenda. Comprar um equipamento mais caro não vai fazer sua fotografia magicamente melhorar.

Na maior parte das vezes, com um equipamento de entrada, aquele basicão, você já pode fazer um trabalho maravilhoso e encantar seus clientes, somente aprendendo a usa-lo da forma correta.

Por isso, antes de comprar a super câmera, ou a lente mais cara, uma boa pedida é investir dinheiro e tempo em treinamento para aprender a tirar o máximo do seu equipamento. Inclusive, se você quiser se aprofundar a gente também fala mais sobre isso neste vídeo.

Se você está iniciando sua carreira, vale a pena procurar um workshop com um profissional que você admira e confia, essa sem dúvida é uma das melhores formas de sugar a experiência desses profissionais e entrar no mercado da forma certa.

Então lembre-se, antes de pensar em trocar de câmera, tente extrair o máximo do seu equipamento. Não seja mais um fotógrafo ruim com uma câmera boa. O que você precisa é se tornar um fotógrafo cada vez melhor, indiferente do equipamento.

2. Montar portfólio apenas com trabalho pago

Esse erro é clássico. Alguns fotógrafos iniciantes esbarram no portfólio, usando como desculpa o fato de não terem um trabalho legal para postar. A desculpa é não conseguiram clientes que paguem para que isso seja possível.

Para produzir o primeiro portfólio, não é necessário ter um cliente, nem o trabalho precisa ser pago. Você pode fazer trabalhos gratuitos para amigos, parentes, instituições, ONGs e outras opções, dependendo do nicho que você queira explorar.

As sessões de fotos podem e devem ser feitas como se fossem um trabalho profissional. Reproduza todo o ensaio do começo ao fim vivenciando a ideia de um trabalho contratado por alguém de forma séria, com o comprometimento e a intenção de criar o portfólio para usar nas suas divulgações.

Perca o medo, vá e faça!

Assim você vai ganhar experiência fotografando na prática e ainda poderá fazer os seus primeiros portfólios do jeito que você sempre imaginou.

3. Achar que postar foto bonita é o suficiente para atrair clientes

Você toma a iniciativa e faz um ensaio com fotos maravilhosas que gostaria de oferecer no mercado. Em seguida, começa a publicar nas redes sociais, no seu blog e fica esperando que os clientes vejam e te procurem para fechar um contrato.

Isso é o que chamamos de “marketing de esperança” e ele não passa de um equívoco. Hoje, a concorrência é grande e existe muita gente talentosa fotografando e oferecendo trabalhos sensacionais, então, foto boa é o que não falta por aí.

Então, comece a ser ativo no trabalho de marketing e entenda que você é quem tem que ir atrás do cliente. Você poderá fazer isso de diversas formas, como através dos anúncios na internet ou quem sabe com uma parceria comercial na sua cidade. O que importa é que se você ficar dependendo do destino para ter clientes dificilmente você conseguirá se sustentar como fotógrafo por muito tempo.

Minha melhor dica? Acesse agora o site fotologia.net e comece a escutar os podcasts. Lá você vai aprender a ser ativo nas vendas e no seu marketing e também aprenderá a atrair os clientes para o seu negócio de foto.

Para quem está iniciando, é indispensável ir atrás do cliente com postagens relevantes para o público que você quer atingir, fazer parcerias e se relacionar com a clientela ativamente.

4. Deixar de interagir com outros fornecedores que não sejam fotógrafos

Você entra no mercado pensando apenas em fotografia, por isso, interage apenas com fotógrafos. Nessa fase, você quer reunir informações, aprender, acompanhar o trabalho do outro profissional. Isso tudo é válido e acrescenta muito, mas, se quiser ser reconhecido e ir mais longe, encarando a fotografia como um negócio, é preciso conversar também com outros fornecedores.

Se o seu nicho é o de casamentos, você precisa falar com a cerimonialista pessoalmente, e não apenas por e-mail. Vá até ela com seu portfólio, mostre seu trabalho e seja solícito. Faça o mesmo com o florista, com os confeiteiros, com o DJ, com o pessoal da filmagem e todos os outros envolvidos.

Sempre que puder, ofereça uma solução para algum problema que os potenciais parceiros apresentem. Esteja disponível e demonstre capacidade de envolvimento com todos os profissionais dentro do seu nicho de mercado, afinal, um trabalho de excelência envolve muitas áreas. Quanto maior a interação, melhor o resultado.

Na vida de um fotógrafo iniciante, esses tropeços podem entrar em cena, mas não se preocupe tanto, isso faz parte do jogo. O importante é aprender com as lições do dia a dia e se aperfeiçoar sempre.

E você, já superou ou conseguiu passar longe dos erros que eu listei nesse post? Recomendo que você confira outros vídeos para entender melhor sobre o assunto. Confira nossa playlist no Youtube!

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