Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Book de bebê: 5 dicas para fazer um book inesquecível

Book de bebê: 5 dicas para fazer um book inesquecível

A oportunidade e a responsabilidade dos fotógrafos infantis de contar a história das crianças e famílias é ao mesmo tempo um presente e um enorme desafio. Afinal, cada detalhe do trabalho precisa ser bem-pensado para que o book de bebê seja uma recordação especial que será guardada para o resto da vida.

Pensando nisso, escrevemos este post com 5 dicas de como fazer um álbum incrível. Seus clientes vão se apaixonar. Vamos lá!

1. Comece a montagem do “book de bebê” no ensaio

Parece uma pergunta óbvia, mas qual é a coisa mais importante para que você monte um book de bebê que os pais vão amar? As fotos que estão nele, claro! A montagem do álbum já começa no ensaio: é lá que você vai produzir o que quer ver no papel depois.

Faça os cliques já pensando no álbum diagramado. Que foto serve para a capa? Que enquadramento posso usar para montar uma arte para a caixa do álbum? Que momento do book é legal para montar uma sequência de fotos na diagramação e vender páginas extras?

Tenha em mente o resultado que quer obter, crie um ambiente agradável, dirija o ensaio com atenção para criar uma atmosfera de carinho e descontração e use seu conhecimento técnico e sensibilidade para captar fotos incríveis, já pensadas para a diagramação do álbum e para as vendas extras.

2. Aprenda o que é e use o “storytelling”

Se você der o melhor de si e conduzir bem o ensaio, terá inúmeras imagens com as quais trabalhar. É então que surge o segundo desafio: quando se tem tantas fotos boas, como escolher as que vão para o book?

Se você souber o que é o conceito de storytelling e usá-lo no momento de criar seu álbum, essa tarefa ficará bem mais fácil. Resumidamente, essa técnica é usada para criar uma narrativa (história) com um sentimento de unicidade entre as fotos, desde a primeira até a última, de modo que elas façam sentido juntas. Acredite: esse conceito pode revolucionar a forma como você organiza e apresenta seus trabalhos.

Crie poses, momentos e produções que possam ser colocadas no álbum de forma que pareçam se complementar. Isso ajuda a vender mais fotos e cria álbuns mais bonitos.

3. Saiba como exportar seu trabalho

Imagine como seria fotografar em RAW, gastar um tempão fazendo aquela edição caprichada e, no fim, perder todo esse trabalho exportando as imagens de forma errada, prejudicando a resolução, as cores e a visão que o cliente tem do seu trabalho. Não dá para correr esse risco, né?

Por isso, aprenda sobre os diferentes formatos de arquivos e as configurações corretas para exportação nos softwares de edição. Assim, você garante a maior qualidade possível na hora da impressão.

4. Faça uma diagramação bonita e bem-pensada

Diagramação nada mais é do que a forma como se dispõe as fotos no book, ou seja, como você as organiza ao longo do álbum. É fácil entender a importância dessa etapa: imagina abrir um álbum e ver 8 fotos praticamente esmagadas umas contra as outras em uma mesma página? Ou (pior ainda) fotos tortas? Dá nervoso só de pensar!

Então, seja minucioso. Repare para quais fotos faz sentido usar um espaço maior e quais podem ocupar uma mesma página. Use os espaços em branco para criar harmonia e leveza. Além disso, aproveite os elementos da diagramação a favor da história que você está contando para enaltecer a beleza e o significado das fotos.

A Indimagem conta com software próprio e gratuito para você diagramar seus álbuns de forma rápida, fácil e com aspecto profissional. Essa facilidade está disponível para todos os clientes e você não precisa ter experiência para usar e ter bons resultados em poucos minutos.

5. Escolha o modelo de álbum certo para cada trabalho

Tendo fotos lindas, de alta qualidade, com uma organização e diagramação que usam a técnica de storytelling para criar um produto único e cheio de sentimento, só o que falta fazer é escolher o álbum. Isso é importantíssimo, porque ele é a “roupa” da forma final do seu trabalho.

Escolha um encadernadora confiável, selecione os materiais, cores e acabamentos de boa qualidade e que conversem com o seu estilo.

Aqui, na Indimagem, existem diversos modelos de álbum que são ideais para o gosto de todos os fotógrafos e, com certeza, para cada book de bebê que você faz.

São oferecidos os melhores materiais e impressões para você, porque a Indi acredita no poder, no valor e no impacto da sua fotografia na vida de seus clientes. Acesse o site, cadastre-se e conheça a beleza e a qualidade de todos os produtos!

Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo