4 perguntas e respostas sobre a fotografia newborn

Tempo de leitura: 5 minutos

Conhecer fotografia newborn é essencial para qualquer profissional que deseja se destacar no mercado. De fato, os ensaios com recém-nascidos estão sendo cada vez mais procurados e geram bastante divulgação. Mas não se preocupe! Caso você tenha dúvidas sobre o assunto, saiba que se especializar é a palavra-chave.

Obviamente toda a especialização passa por um “pontapé inicial”, afinal ninguém nasceu sabendo não é? Vamos conhecer alguns pormenores interessantes que são essenciais para que você seja visto como um especialista.

Agora, arregace as mangas e estude cada detalhe sobre o estilo de foto e o que pode agregar credibilidade ao serviço oferecido. Tudo isso, obviamente, considerando todas as delicadezas necessárias para lidar com bebês e ganhar a preferência dos pais.

Quer saber mais? Vamos mostrar a seguir 4 perguntas e respostas sobre fotografia newborn. Acompanhe!

Conheça alguns detalhes sobre a fotografia newborn

1. Como funciona a fotografia newborn?

Forte tendência nas redes sociais, o ensaio newborn (recém-nascido) se tornou um diferencial entre os fotógrafos. Isso porque captar a sutileza dos bebês em seus primeiros dias de vida agrega muito valor ao trabalho oferecido de modo geral e ainda resulta em um momento único para os pais.

O grande apelo comercial das fotos se deve ao fato de que esse é o período em que a criança tem as mudanças mais significativas na sua aparência. As grandes quantidades de Hormônio do crescimento presentes no pequenino faz com que ele seja um ser diferente a cada dia. Sorte nossa, que registramos tudo isso, não é?

Contudo, saiba que todo esse processo tem algumas necessidades especiais. Afinal de contas, é necessário se preparar adequadamente com um olhar mais apurado, já que nessa fase tudo precisa ser bastante cuidadoso. Tenha em mente que o principal objetivo das imagens deve ser registrar as feições e as particularidades dos pequenos durante as primeiras semanas de vida.

2. Qual a receita para tirar boas fotos?

O mais importante para fazer bons registros é estudar sobre recém-nascidos antes de se aventurar em um ensaio newborn. Obviamente, diferente de trabalhos com adultos, você não pode orientá-los na hora da pose e, por isso, as decisões devem ser tomadas sem causar nenhum tipo de incômodo.

Converse com os pais com antecedência para encontrar o tema que se encaixe perfeitamente no momento especial da família. Os cenários devem fazer parte de um contexto que conte uma história e valorize ainda mais a delicadeza dos traços. Então, nada de luz muito forte, ambiente barulhento ou com a presença de muitas pessoas.

3. Quais as melhores poses?

Esse tipo de trabalho costuma ser realizado entre o sétimo e décimo quinto dia de vida do bebê. O motivo é que na reta final da gravidez, o organismo da mãe produz um hormônio chamado ocitocina que ajuda na preparação para o parto natural. Consequentemente, os filhos absorvem esses benefícios que ficam presentes durante as primeiras semanas após o nascimento.

Como resultado, esse período torna o ensaio mais simples por conta das boas condições anatômicas e fisiológicas dos recém-nascidos. O segredo está em estudar sobre o modo como outros profissionais atuam para encontrar as melhores posições. Busque também por apoios para estruturar o corpo dos pequenos nos cestos ou em qualquer outro acessório usado. Além disso, tente fazer as movimentações em você mesmo antes de sugerir aos pais.

Tenha ciência de que muito do que você vê como referência na internet é feito com pós produção, diga-se Photoshop, por isso é importante você não tentar dobrar ou equilibrar demais os pequenos. Minha melhor dica nesse sentido é, antes de fazer poses muito mirabolantes, procure por um treinamento especifico nesse sentido. Não vá machucar a criança hein.

4. Quanto tempo dura o ensaio?

A maioria dos profissionais realiza o ensaio com os bebês dormindo. Durante essa fase, eles sentem menos cólicas e apresentam um sono mais profundo. Por isso, o tempo de duração costuma ser entre 2 e 4 horas. Fotógrafas mais experientes conseguem realizar esse tipo de ensaio em menos tempo, porém não se sinta frustrada se, no início, você demorar uma tarde toda em um só ensaio. Tudo é aprendizado.

Caso o recém-nascido não durma durante o ensaio, esse prazo precisa ser reduzido estrategicamente para preservar o conforto e não o deixar cansado. Outro detalhe importante é que é necessário preparar completamente o local para favorecer o sono do pequeno. Dessa maneira, tire de cena tudo o que pode cair no chão e fazer barulho, como vidros ou caixas. Essa personalização funciona como um complemento da higienização minuciosa que se mostra fundamental em um trabalho tão delicado.

Pronto! Agora você já sabe como funciona a fotografia newborn. O grande diferencial, no momento de destacar seu trabalho, está em se especializar no assunto. Afinal, com os estudos, você ficará mais seguro como fotógrafo, o que ajuda a ganhar a confiança dos pais e a entregar um material repleto de qualidade em toda a experiência.

Gostou das informações deste artigo? Então assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos diretamente na sua caixa de entrada de e-mails.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *