Como fazer fotos de festa de casamento? Dicas aqui

Tempo de leitura: 5 minutos

Trabalhar com fotos de festa de casamento é uma tarefa minuciosa. As imagens acontecem em um momento muito esperado e cheio de expectativas com cada detalhe, exigindo atenção especial a tudo que os noivos escolheram para seu grande dia. E não é para menos: tantos preparativos precisam ter um registro à altura dessa data inesquecível.

Todos devem se organizar, inclusive o fotógrafo, que será o responsável direto pelo registro desse evento marcante. Para tanto, é fundamental ficar atento à iluminação, cenário, pessoas próximas aos noivos, espontaneidade, movimento e muito mais.

Não é pouca coisa, e os noivos esperam desfrutar do resultado que tanto sonharam. Por isso, fique de olho em algumas dicas para garantir as melhores fotos de festas para os seus clientes!

Capte as emoções dos noivos

Parece desnecessário comentar sobre a importância de registrar as emoções dos noivos em seu próprio casamento, mas nunca é demais deixar bem especificado o quanto é essencial dar ênfase a esse detalhe.

Muitos fotógrafos acabam focando apenas em fotos mais posadas e em fotos de decoração durante a festa do casamento, mas é importante também registrar momentos de alegria, surpresa e carinho que podem acontecer durante a interação dos noivos com a família e com os convidados.

Os sentimentos estão aflorados durante todo o processo que envolve a festa, por isso, a sua atenção deve ser total.

A chance de fotografar a emoção nos olhos e nos gestos dos noivos é real, por isso mantenha a câmera no olho e gire na festa, mesmo em momentos onde não estiver ocorrendo nada previsto no protocolo do cerimonial. Essas lembranças serão guardadas para sempre, contando muito sobre a história vivida naquele dia, então, seja parte desses momentos e registre tudo!

Estude as condições do ambiente

Estudar é fazer uma varredura rigorosa de tudo. Fique atento aos horários dos eventos protocolares previstos pela cerimonialista e trace — com antecedência — o caminho aos lugares com os melhores ângulos para as melhores fotos. Na dúvida, você pode até se deslocar antes para o local do evento para conhecer melhor o espaço e saber exatamente as condições que vai encontrar no dia.

É fundamental saber qual será o tipo de iluminação do local e reservar um kit de luz, mesmo que não seja necessário usar. Se houver imprevistos com a decoração, um LED ou flash podem salvar você caso a luz não seja suficiente, por exemplo.

Em fotografia é bom estar pronto para improvisar, afinal, imprevistos acontecem em qualquer evento. Preparando-se, você terá uma grande margem para encontrar soluções rápidas e garantir um bom trabalho.

Saiba quem são as pessoas mais ligadas aos noivos

Providenciar um briefing antes de começar qualquer trabalho fotográfico é muito importante. Em uma cerimônia de casamento, identificar quem são as pessoas mais ligadas aos noivos fará toda a diferença, portanto, saiba quem são os pais, os amigos e os parentes próximos que compartilham dos acontecimentos mais significativos.

Com essas informações, você poderá aproveitar a festa para fazer fotos de família e garantir os retratos formais das pessoas mais íntimas. Sempre quebre o gelo, converse e conduza as fotos com descontração e bom humor, assim, o resultado terá tudo para ser perfeito.

Quer uma dica boa sobre fotos com os convidados? Então assista esse vídeo rápido onde o Eduardo Vanassi fala da importância desse momento no casamento:

Garanta “o momento”

A missão do fotógrafo é registrar o instante decisivo. Quanto mais preciso você for, mais valor o seu trabalho terá, portanto, garanta as fotos que os noivos esperam.

Faça uma boa foto do brinde. Tenha calma e garanta uma boa foto, bem iluminada e bem enquadrada, da primeira dança dos noivos. Garanta um bom ângulo da noiva jogando o buquê…

Sei que parece óbvio, mas conheço muitos fotógrafos que não se preparam para garantir os momentos e fazem dezenas de cliques mal feitos de cada uma das situações que citei acima. Eles ficam correndo, tentando ser criativos e não tem paciência de garantir pelo menos uma única boa foto, bem planejada, de cada momento importante da festa.

Minha dica é: Garanta primeiro e ouse depois.

O ideal é estar de prontidão para as principais fotos, fazendo o básico bem feito — entre 2 a 3 cliques — e depois ficar livre para abusar das outras possibilidades de criar à vontade. Tempo e experiência darão a você a naturalidade necessária para cumprir todas as etapas sem percalços.

Reinvente as fotos tradicionais com a família

Pra fechar uma dica bônus.

Como já citei antes, os registros protocolares dos pais e dos padrinhos são importantíssimos. No entanto, nada impede que essas fotos sejam originais, divertidas, verdadeiras, com a alma das pessoas eternizadas nas imagens.

Faça primeiro as fotos mais formais e, se o tempo e as pessoas permitirem, depois invente outros tipos de cenas, poses e cliques, que mostrem a interação dessas pessoas de forma mais divertida.

Esse tipo de clique costuma quebrar o gelo e vender bem depois.

Trabalhar com fotografia nunca deixará de ser desafiador, talvez por isso mesmo o encanto e o entusiasmo estão sempre presentes nessa atividade. Suas fotos de festa de casamento podem ser incríveis, basta manter o foco na disciplina, no comprometimento e, com certeza, na sua paixão.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer os melhores cliques em festas de casamento? Para saber mais sobre esse assunto e outros igualmente interessantes, assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *