Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Conheça os principais eventos e feiras de fotografia do Brasil

Conheça os principais eventos e feiras de fotografia do Brasil

As feiras e eventos de fotografia oferecem uma ótima oportunidade de crescer, aprofundar os conhecimentos e estar sempre em contato com outros profissionais do mercado. Talvez seja por isso que esse é um dos investimentos mais procurados pelos fotógrafos, iniciantes ou experientes, nos últimos anos.

Seja por meio de workshops, cursos práticos ou palestras, o que realmente vale é a experiência da melhor forma e imersão total que esses eventos podem oferecer. Mas diante de tantas possibilidades, vertentes e temáticas disponíveis por aí, como escolher a melhor?

O primeiro passo é pesquisar! Você precisa encontrar um evento que tenha relação com a sua área de atuação ou interesse na fotografia. A partir disso, você pode ser direcionado pelas atrações oferecidas ou simplesmente pela área geográfica. Existem feiras do segmento em praticamente todas as regiões do país.

Pensando em te ajudar, listamos os principais eventos e feiras de fotografia que acontecem no Brasil em 2018 e que você não pode perder. Confira!

Wedding Brasil

Maior congresso de fotografia de casamento da América Latina, o Wedding Brasil reúne fotógrafos e filmmakers de várias regiões do mundo. Ao todo, o evento conta com mais de 100 palestrantes, que se dividem em cinco palcos simultâneos.

Além do conhecimento adquirido, os participantes ainda contam com uma experiência de networking única e têm acesso a uma feira de expositores exclusiva, com aproximadamente 7000 m².

Entre os temas abordados nas palestras, podemos destacar: linguagem fotográfica, composição, filme de casamento, diagramação, pós-produção, direção, atendimento e gestão de negócios.

Em sua décima edição, o evento aconteceu de 24 a 26 de abril deste ano, no Palácio das Convenções — Anhembi Parque, em São Paulo. O evento alcançou mais de 3 mil participantes.

Feira FOTOGRAFAR

Evento tradicional da fotografia brasileira, a Feira FOTOGRAFAR acontece anualmente em São Paulo – SP, trazendo palestras e feira de produtos e soluções fotográficas.

É um evento interessante, pois reúne vários segmentos no mesmo Congresso, separando os dias por temas.

Em 2018 tivemos dias dedicados a casamentos, família e newborn, com programação entre os dias 3 e 5 de abril, no Centro de Convenções Frei Caneca.

Congresso O2

Congresso O2 acontece anualmente, na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Em suas primeiras edições, o evento era focado na fotografia newborn. A partir de 2017 a temática do congresso foi expandida e agora engloba toda a fotografia de família.

Ao todo, são 13 palestrantes que compartilham suas experiências em três dias de evento. Além das palestras, os participantes também têm acesso a uma feira de expositores exclusiva.

A próxima edição do evento está prevista para o segundo semestre de 2018, mas ainda não tem data confirmada. O congresso é realizado pelo grupo Photos em parceria com a PhotosTV.

 

Foto Rio

Criado em 2003, o Foto Rio é um encontro internacional de fotografia que acontece anualmente no Rio de Janeiro/RJ. Tendo como o seu principal objetivo a valorização da fotografia como um bem cultural, o evento busca dar visibilidade às produções contemporâneas brasileiras.

O evento reúne centenas de profissionais e admiradores da área em atividades como exposições, projeções, intervenções urbanas, cursos, seminários, oficinas, mesas-redondas, palestras e conferências.

Após não contarem com apoio para a realização da edição de 2018, os organizadores se uniram para criar a edição “Foto Rio Resiste”, que acontecerá no segundo semestre do ano, em menores proporções.

Recife Image

Maior evento de fotografia do Nordeste, o Recife Image foi inaugurado em 2017, mas já conta com uma excelente recepção do mercado audiovisual. O evento acontece no segundo semestre do ano, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Entre as atrações principais do congresso, estão as palestras com profissionais renomados da fotografia, workshops práticos e acesso a uma feira com mais de 50 expositores.

O Recife Image aborda temas diversos dentro da área da fotografia, da direção de clientes ao marketing. O congresso é realizado pelas empresas Loja Escambo Fotográfico e Escola Pernambucana de Fotografia, que oferece cursos profissionais de fotografia.

Festival de Fotografia do Sertão

Caminhando para a sua 4ª edição, o Festival de Fotografia do Sertão tem movimentado o mercado audiovisual do estado da Bahia. O evento acontece anualmente em Feira de Santana e propõe uma ação de inserção e troca cultural através da fotografia.

Em cinco dias de atividades, são apresentadas grandes palestras, debates, exposições, lançamentos de obras, projeções multimídias e demais ações culturais propostas pelos participantes.

O festival ainda não tem data marcada para acontecer, mas será realizado no segundo semestre de 2018. O evento é gratuito, aberto ao público e conta com o apoio da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Lei Estadual de Cultura/Funcultura da Bahia.

Legal, não é? Agora que você já conhece as principais feiras de fotografia do Brasil pode começar a planejar a sua agenda para o ano de 2018, absorver e aproveitar tudo o que cada um desses eventos tem a oferecer!

Este conteúdo te ajudou? Estamos nas redes sociais. Siga o nosso perfil no Facebook, YouTube e Instagram e fique sempre por dentro de todas as dicas e novidades exclusivas sobre o mundo da fotografia!

2 comentários sobre “Conheça os principais eventos e feiras de fotografia do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo