Descubra agora como fazer marketing pessoal para fotógrafos

Tempo de leitura: 4 minutos

Você tem ideia de como fazer marketing pessoal vai ajudar você a ter uma excelente e duradoura carreira como fotógrafo? Com planejamento e dedicação. A sua imagem como fotógrafo, além de garantir clientes diretamente, influencia a sua carreira perante os outros profissionais. Mesmo que você desista da profissão no futuro a construção da sua imagem será uma herança que você não pode abdicar.

Marketing pessoal é o conjunto de estratégias e ações usadas  para criar e divulgar a sua imagem como fotógrafo. Mostrando as suas características pessoais e profissionais, suas habilidades e seus conhecimentos sobre a área.

Se você ainda não investe nisso, precisa começar agora mesmo. Continue a leitura e saiba o que vai precisar para destacar a sua marca sem erros!

Como fazer marketing pessoal para fotógrafos

Desenvolva suas habilidades de comunicação

A primeira estratégia que você precisa ter em mente de como fazer marketing pessoal  é desenvolver melhores habilidades de comunicação, seja com os seus clientes , possíveis parceiros comerciais ou colegas de profissão. A comunicação é essencial na venda do seu produto. Isso vale, também, para a forma como você comunicará a sua marca.

Na escrita, use linguagem adequada: não precisa ser necessariamente formal, mas também não abuse nas gírias e seja preciso com o português. Já na comunicação verbal seja claro, objetivo e demonstre empatia para com as pessoas que vai falar. Se interessar genuinamente pelo que o seu interlocutor tem a dizer é uma das chaves para o sucesso de uma boa comunicação.

Crie um portfólio impecável

De nada adianta falar do seu trabalho se não puder provar a sua qualidade e a sua personalidade nas fotos. Por isso, tenha um portfólio impecável e atraia seus clientes com os primeiros olhares, seja online ou offline. Não tenha medo do que a concorrência vai pensar, dê o seu melhor e divulgue! Esteja sempre preocupado em evoluir enquanto profissional (com treinamento constante) e mais preocupado ainda em mostrar a sua evolução para o mundo. Não tenha vergonha do fruto do seu suor.

No mundo virtual, uma boa maneira de fazer isso é através do Instagram, já que é uma rede essencialmente de imagens. Já fora da internet, você pode atrair seus clientes com álbuns criativos, de materiais de qualidade e serviços extras que outros profissionais não apresentam. Sempre lembrando que aqui na Ind você encontra uma linha de álbuns completa e que pode suprir completamente a sua necessidade a nível de impressão.

Além disso, crie uma identidade visual ao seu portfólio, um padrão de cores e edição, por exemplo, é uma boa estratégia para que, ao olhar uma foto sua, as clientes já reconheçam o seu trabalho.

Seja influenciador

Agora que você já conseguiu encantar os seus futuros consumidores, chegou o momento de produzir conteúdos relevantes para influenciá-los a contratar o seu serviço. Muito mais do que fazer boas fotografias, é preciso gerar uma experiência e criar valor aos que vão lhe contratar. Por isso, seja um influenciador com autoridade, mostre o que sabe e por que você é a pessoa de que eles precisam.

Vídeos são a melhor maneira agregar valor e mostrar o quão autoridade você é no assunto porque eles criam uma conexão incomparável. Abuse do Instagram (feed e stories), Facebook e Youtube para divulgar os seus vídeos. Sempre lembrando de respeitar o formato e duração de cada uma das plataformas.

Participe de eventos de fotografia

Eventos relacionados ao seu meio são excelentes oportunidades de aprender mais, ficar por dentro das tendências e, além disso, criar uma conexão com outras pessoas durante a troca de experiências. Nesses momentos, aproveite para trocar cartões com os demais profissionais e possíveis clientes, com o objetivo de espalhar a sua marca para outras pessoas. Nas redes sociais, aproveite para compartilhar a sua presença nesses encontros. Dessa forma, seus clientes vão saber do seu interesse em se atualizar e inovar na fotografia.

Mensure seus resultados

Como fazer marketing pessoal sem mensurar os resultados? Impossível. Fazer um planejamento de onde quer chegar e como vai fazer para chegar até lá é a principal estratégia a ser implementada nessa etapa. Não adianta criar planos e definir metas sem saber o que está dando certo ou não. Você precisa saber de onde vem os seus contatos e pedidos de orçamento de forma a investir nesse canal gerando cada vez mais procura. Uma boa maneira de fazer isso é perguntar aos seus clientes como chegaram até sua marca.

Agora que já descobriu como fazer marketing pessoal chegou o momento de colocar isso tudo em prática, sem esquecer o lado profissional comprometido com a qualidade das imagens que você apresenta. Esse é o plano de crescimento mais acertado para a profissão de fotógrafo.

Todo fotógrafo precisa de um bom marketing para divulgar os trabalhos e se destacar nesse meio. Quer aprender como? Então, confira nossas 4 dicas matadoras de marketing digital para fotógrafos! 

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