Erros em fotografia: confira 4 que você não pode cometer

Tempo de leitura: 3 minutos

Mesmo que cada fotógrafo possa ter o seu estilo próprio, existem erros em fotografia que podem acabar com a carreira até mesmo de especialistas. Afinal, ainda que você esteja aprendendo, é importante calcular os riscos mais básicos, principalmente, ao assumir um trabalho profissional.

Na carreira de fotografia o aprendizado é constante. Sempre surgem novos equipamentos e novas tendências para se fotografar, mas existem deslizes que precisam ser evitados ao máximo. Imagine a frustração de uma noiva ao descobrir, no meio do casamento, que o fotógrafo esqueceu os cartões de memória em casa, por exemplo?

Muitos dos erros que cometemos ao praticar fotografia podem servir como aprendizado. E estes, em geral, estão ligados a diferentes tipos de técnicas que podem ser usadas — por exemplo, fotografar com uma luz incomum. Nesse caso, podemos dizer que não existe erro ou acerto. Contudo, erros em fotografia que são estratégicos não devem acontecer.

Por isso, no texto de hoje, separamos 4 dicas de erros em fotografia que podem custar a sua carreira. Assim, você poderá evitá-los e nunca passar sufoco em qualquer situação. Confira!

1. Conheça os equipamentos

Ao assumir um trabalho é fundamental que você conheça todos os equipamentos que tem à disposição. Além disso, é importante ter consciência do que será necessário para que o resultado saia como o esperado. Por exemplo, vai fotografar uma balada? Saiba que tipo de luz você pode precisar.

2. Seja prevenido

Além de conhecer os equipamentos, você também precisa ser prevenido. Esteja preparado para fotografar em qualquer situação. Leve luz a mais, baterias e cartões de memória extras, tenha um tripé e outras lentes. Afinal, na prática, o evento pode ser diferente do que esperava e quem contratou você não vai querer saber se a sua luz serve ou não.

3. Entenda o evento

Essa dica vai, principalmente, para quem está começando: entenda o que precisa ser fotografado. Vai fazer as fotos de uma formatura de escola infantil? Procure entender como funciona toda a cerimônia para não perder algum momento importante. E, caso ainda não se sinta seguro, conte com um colega fotógrafo para apoiar. Assim é mais fácil montar uma estratégia e não perder nenhum clique.

4. Tenha backup

Você levou equipamentos a mais ao evento, fotografou tudo direitinho, mas na hora de trabalhar com as fotos, perdeu todos os arquivos. Esse é um dos erros em fotografia que podem acabar com a sua carreira. Sempre tenha diferentes tipos de backup e lembre-se que a tecnologia pode nos deixar na mão quando menos esperamos.

Concluindo, os principais erros em fotografia que você deve evitar são, na verdade, mais estratégicos do que diretamente ligados às fotos. Antes de ser fotógrafo você precisa também ser empreendedor, saber se preparar para o trabalho. Afinal, ninguém quer deixar a profissão que ama por um vacilo bobo, não é mesmo?

Para finalizar fique com uma frase do Scott Adams: “CRIATIVIDADE É PERMITIR A SI MESMO COMETER ERROS. ARTE É SABER QUAIS ERROS MANTER.”

Para receber outros conteúdos como este e turbinar ainda mais sua carreira de fotógrafo, assine agora mesmo nossa newsletter e receba, em seu e-mail, todas as nossas dicas e novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *