Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Fotografar tatuagem: a importância de um book bem-feito

Fotografar tatuagem: a importância de um book bem-feito

Quem vive de “rabiscar” a pele alheia sabe que fotografar tatuagem é parte importante do negócio. Afinal, se fazer tattoo é o seu ganha-pão, ter um book afiado para mostrar o trabalho é fundamental.

Por “book afiado” quero dizer uma amostra consistente dos trabalhos já realizados. Mesmo que o seu traço seja impecável, caso não consiga captar em fotos todo o seu potencial, as possibilidades comerciais diminuem.

É o que acontece quando as imagens brigam com sua arte. Aquela tattoo matadora ficou ridícula na foto e você não consegue convencer o cara de que, na pele, ela ficará linda. Quem vai arriscar, não é mesmo?

Por isso, vale muito a pena caprichar no clique. Para transformar o seu book num campeão de vendas, selecionei algumas dicas para fotografar tatuagem como profissional. Acompanhe!

Arranje uma boa câmera

Ainda que seu celular consiga tirar boas fotos, quando o negócio depende disso, o correto é investir numa câmera melhor. Mesmo os smartphones mais sofisticados pecam na resolução, pois possuem sensores de imagem bem pequenos.

Assim, a alternativa é adquirir uma câmera DSLR, que corresponde ao que o pessoal entende por câmera profissional (há outra possibilidade igualmente eficiente: a câmera mirrorless).

Hoje em dia, todas as fabricantes desenvolvem DSLRs “de entrada”, que são câmeras com qualidade similar aos modelos top de linha, mas voltadas para o público amador e avançado. Consequentemente, elas saem mais em conta.

Essas câmeras possuem excelente resolução de imagem, o que faz toda a diferença quando o que está em jogo é captar detalhes.

Explore a luz natural

O segundo ponto a ser observado é a luz sob a qual você fotografa suas tattoos. Essa é uma questão crucial, porque mesmo uma câmera boa tropeça se as condições de iluminação não forem adequadas.

Locais escuros ou iluminados por lâmpadas ruins afetam o resultado da captura. Se seu estúdio utiliza lâmpadas incandescentes, por exemplo, você não terá a fidelidade de cores necessária para registrar bem suas criações.

Portanto, prefira fotografar sob luz natural. Se você tiver um local ao ar livre, porém, abrigado da luz solar direta, terá o cenário perfeito para clicar suas imagens. Senão, procure o aposento com maior oferta de luz natural e faça dele o seu estúdio fotográfico.

Fuja do flash

Toda DSLR vem com um flash embutido que, no modo automático, é acionado sempre que a oferta de luz for insuficiente.

Embora isso pareça uma vantagem, a luz direta do flash cria reflexos na pele, dificultando a leitura da imagem. Portanto, é um problema.

Assim sendo, esqueça o flash e, novamente, procure um local bem iluminado e faça as fotos sob luz natural.

Capriche no foco

Como toda boa imagem, sua fotografia de tatuagem precisa apresentar nitidez. Dependendo do tamanho da tattoo, pode ocorrer de você precisar aproximar demais a câmera e perder o foco.

Fique atento aos pontos de foco no visor da sua máquina e procure posicioná-los diretamente sobre o desenho na pele. Em seguida, pressione o botão de disparo até a metade para travar o foco. Depois, coloque a tatuagem no centro do enquadramento e pressione o botão até o final. Pronto!

Não se esqueça de manter a mão firme. Caso sinta dificuldades com isso, uma solução interessante é adquirir um tripé.

Faça o tratamento de imagens

Feitas as fotos, é hora de baixá-las no PC e tratar em algum aplicativo de edição de imagens.

O mais popular, sem dúvida, é o Adobe Photoshop. Porém, existem alternativas como o Gimp, que pode ser baixado gratuitamente, e o Pixlr, que é online, bastando acessar e usar. Não importa a ferramenta, o tratamento das imagens dará um acabamento profissional a seus cliques.

Você pode aplicar ajustes no contraste, realçar as cores e ajustar os tons da imagem. Além de melhorar o enquadramento, recortando a foto para destacar o que realmente importa.

Por fim, é só realizar uma edição dos melhores trabalhos, encomendar um bom serviço de impressão e deixar seu book falar bem de você.

Quer um portfólio impresso profissional, que vai encantar seus clientes e te ajudar a vender mais? A Indimagem oferece opções ótimas de livros com acabamento realmente profissional, que tem excelente custo x benefício e podem ser um grande diferencial no seu estúdio. Aposente as velhas pastas, conheça a linha Premium de álbuns e faça hoje mesmo um livro épico, no nível que seu trabalho merece.

E aí, curtiu essas dicas para fotografar tatuagem? Tem alguma sugestão a oferecer? Que tal compartilhar conosco e nos ajudar a tornar este post ainda mais informativo? É só deixar suas ideias aí nos comentários!

Um comentário em “Fotografar tatuagem: a importância de um book bem-feito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo