Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Ensaio fotográfico infantil: 4 dicas que você não pode perder!

Ensaio fotográfico infantil: 4 dicas que você não pode perder!

É adorável fotografar crianças, não é mesmo? Todavia, conseguir fotos maravilhosas pode ser um grande desafio: algumas são calmas, outras gostam de ficar brincando somente em um canto.

Há também aquelas que são extrovertidas e até brincam de ser modelo durante as fotos. Tem ainda as que são muito ativas e só querem ficar correndo de um lado para o outro.

A verdade é que, quando falamos de crianças, não há como imaginar fielmente como será o ensaio fotográfico infantil, porque elas são imprevisíveis. Elas também podem não entender por que fazer essas fotos que servirão como lembrança e, por isso, são tão importantes.

Se você é fotógrafo e pensa em trabalhar com ensaio fotográfico infantil, confira as dicas que lhe ajudarão a interagir com crianças de todas as idades. Neste post, você aprenderá quais são as diferentes idades dos pequenos que fazem ensaios infantis, além de instruções para que as fotos fiquem perfeitas!

Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Diferentes idades para o ensaio fotográfico infantil

Um ensaio infantil é uma maneira fantástica de guardar recordações das fases do desenvolvimento de uma criança. É voltado para meninos e meninas e pode ser feito em diferentes idades: desde o nascimento do bebê até uns 10 anos.

Atualmente, o ensaio de recém-nascido, também conhecido como newborn, está em alta. O objetivo é registrar os primeiros dias de vida do bebê, assim como suas feições e detalhes. Normalmente, é feito até o 15º dia de vida do bebê e dura, em média, de 3 a 5 horas — incluindo as paradas para amamentação.

Além disso, há os ensaios de acompanhamento mês a mês (até o primeiro ando de idade), aniversários, temáticos com a família e também o documental (novidade que registra o dia a dia das famílias). Lembre-se: acompanhar o desenvolvimento dos filhos é uma das principais razões que levam os pais a contratarem uma sessão fotográfica. Portanto, é essencial que você, como fotógrafo, compreenda como capturar o melhor de cada momento e a essência de cada uma das fases.

Dicas para fazer um ensaio fotográfico infantil incrível

A seguir, confira 4 dicas para que tudo saia perfeito em um ensaio fotográfico infantil.

1. Planeje o cenário ideal

Tente planejar a sessão de fotos mesmo sabendo que as crianças são imprevisíveis. Em primeiro lugar, veja qual equipamento será necessário para o ensaio fotográfico infantil específico que você está tentando realizar. Se você está pensando em fotografar em ambientes fechados, a luz disponível pode não ser de tanta qualidade quanto ao ar livre, e você pode precisar de equipamento fotográfico extra para compensar essa iluminação. Não se esqueça: você precisará de uma boa fonte de luz para iluminar as crianças e o ambiente. Recomendo fortemente que você estude e entenda sobre os diferentes tipos de luz, modificadores e equipamentos indicados para esse uso.

2. Conecte-se a criança

Conhecer a criança antes da sessão de fotos é fundamental. Pergunte sobre o que ela gosta, encontre algo em comum e não seja mais um adulto dizendo o que deve ser feito ou não. Brinque, pule, converse e interaja. Preste atenção ao nível de inocência e torne o ensaio fotográfico infantil mais agradável para o pequeno. Faça-o rir e mostre que pode confiar em você. A grande sacada do ensaio é fazer a sessão parecer uma brincadeira, envolver a criança a ponto de que ela não perceba estar sendo fotografada. Outra forma legal de conexão com a criança é fazer com que ela perceba sim que está sendo fotografada, entretanto se trata de uma brincadeira de modelos, passarela ou coisa do gênero.

3. Coloque fantasias e brinquedos

Assim como os adultos, crianças podem ficar entediadas depois de ver um lugar com vários equipamentos ou uma pessoa estranha na família. Por isso, use a criatividade e tenha à disposição fantasias e brinquedos para entreter a criança. Veja algumas ideias:

  • personagens de filmes e desenhos animados;
  • temática de frutas ou doces;
  • princesas, super-heróis ou outras fantasias comuns.

Se a criança gostar de danças, esportes ou outra atividade, explore isso! Mantenha também alguns brinquedos, como bolas, balões e bolinha de sabão sempre à mão.
Lembre porém de não fazer com que a sua sessão se torne baseada somente nos acessórios. Isso pode tornar o ensaio entediante ou até mesmo brega. Bom senso é essencial.

4. Respeite o tempo da criança

Crianças podem ficar muito temperamentais durante a sessão caso elas estejam cansadas ou entediadas. Uma vez ou outra, elas vão querer se levantar e podem se recusar a fazer determinada pose. Assim que você perceber que está perdendo a atenção, mude a sua abordagem. Respeite o tempo da criança, ouça o que ela está querendo dizer e não interrompa.

Por fim, para manter as crianças interessadas no ensaio fotográfico infantil e para que as fotos saiam perfeitas, você pode deixá-las fazerem o que querem, além de ser amigável com elas. Mostre também outras fotos que você já tenha feito com crianças da mesma idade. Outra dica legal está relacionada com doces e guloseimas (sempre com a autorização dos pais), isso pode ajudar na reconexão da criança com você.

Gostou deste post sobre ensaio infantil? Então, siga as nossas páginas e acompanhe nossas atualizações. Estamos no InstagramFacebook e no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo