Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

6 dicas para fotos preto e branco incríveis

6 dicas para fotos preto e branco incríveis

A fotografia monocromática sempre impressiona. Essa afirmação é tão verdadeira que nem a era digital foi capaz de transformar essa técnica em algo ultrapassado. Ao observar o trabalho primoroso de grandes nomes desse estilo, como Ansel Adams e James Nachtwey, é possível extrair algumas dicas para fotos preto e branco memoráveis.

Ansel Easton Adams foi um importante fotógrafo que se notabilizou pelas suas imagens em preto e branco da natureza e considerado notável em sua técnica. James Nachtwey é um renomado profissional especializado em fotos de guerra e produziu um magnífico documento histórico com seus cliques em preto e branco.

Quer entender como você pode produzir fotos incríveis com essa técnica cheia de drama e requinte? Acompanhe 6 dicas a seguir!

1. Mentalize o preto e branco

Muitos fotógrafos entendem perfeitamente que o preto e branco perfeito não deve ficar restrito a uma escolha criativa da fase pós-produção. Trata-se de um estado mental, um reconhecimento de que a elaboração de uma imagem monocromática precisa de uma preparação — ou seja, todos os elementos devem ser colocados no lugar certo.

Detalhes como tonalidade, brilho, contraste, iluminação e expressões adequadas são muito difíceis de ajustar depois do clique. Portanto, ensaios em preto e branco exigem todo um trabalho direcionado para esse fim.

2. Focalize os olhos

Para quem já parou para analisar o que mais chama a atenção nos filmes mudos, talvez seja mais fácil entender porque o olhar é tão importante nas cenas. A expressão dos olhos no cinema mudo é tudo o que os atores têm para transmitir as emoções e conversar com o público. A ausência de som e de cores teve de ser superada por outro elemento.

Na fotografia, esse princípio é semelhante. O maior ponto de interesse na maioria dos retratos está nos olhos, que são o ponto focal da foto. Em imagens monocromáticas, isso é indiscutível e, por isso, é fundamental dar atenção especial à luz e ao foco.

3. Use monocromático em RAW

Algumas câmeras proporcionam a facilidade de trabalhar com os arquivos em formato RAW e mostram no display uma imagem monocromática, o que facilita a visualização neste estado. Capturar uma cena em RAW ainda traz a vantagem de registrar em cores para depois converter em branco e preto.

O problema é que a conversão da foto depois nem sempre é interessante, pois fica faltando textura e o resultado pode ficar sem graça quando a cor tem um papel relevante na imagem. Mas, tudo é uma questão de treino e experimentação até conseguir chegar ao resultado mais bacana.

4. Acrescente contraste com a luz

A forma mais segura de conseguir um bom contraste em preto e branco é na fase dos cliques ao utilizar o fundo para fazer contraste com o modelo ou objeto por meio da iluminação. No Photoshop, o ideal é fazer apenas pequenos ajustes globais e se limitar entre +15/-15 para não machucar a imagem. Aqui, é importante lembrar que a sutileza é o ponto chave.

5. Use HDR

HDR (High Dynamic Range) significa “Grande Alcance Dinâmico”. Na fotografia, é um método que ajuda a ampliar o alcance dinâmico de uma foto. Mas, o que isso quer dizer? A técnica HDR auxilia na representação dos detalhes presentes nas áreas mais escuras e nas partes mais brilhantes da imagem. Por isso, ela cria diversos pontos de ajuste em uma única fotografia. Nas imagens em preto e branco, esse ajuste funciona muito bem.

6. Experimente a técnica Dodge and Burn

Esse método permite a aplicação de uma carga dramática extra nas imagens, já que torna possível realçar o contraste entre zonas mais claras e pontos mais escuros. Nas fotos em branco e preto, é possível controlar áreas superexpostas ou embaçadas para realçar o efeito de drama na imagem.

Como você pode perceber, a fotografia em preto e branco tem um caráter artístico e, quando bem trabalhada, dá um valor especial a qualquer rosto ou cena, basta um pouco de estudo antes de produzir e tudo fica mágico.

E aí, já conhecia essas dicas para fotos preto e branco? Gostou do conteúdo do post? Então aproveite para compartilhar as técnicas com seus amigos nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo