Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Fotos vintage: como montar cenários para um ensaio nesse estilo?

Fotos vintage: como montar cenários para um ensaio nesse estilo?

Pegando carona na onda dos remakes de filmes, de séries, dos projetos de design de interiores e das estampas de personagens que povoaram nossa infância e adolescência, as fotos vintage chegaram com tudo e são o “boom” do momento! Mas, você sabe exatamente o que são essas fotos?

A fotografia vintage é aquela da sua avó usando um maiô recatado na praia ou das fotos jornalísticas e publicitárias de revistas de três décadas atrás. Hoje em dia, o que se faz é reproduzir essas imagens imitando toda a ambientação da época, e isso inclui os efeitos de envelhecimento.

Com a ajuda de uma boa pré-produção e de softwares para edição de imagem, você pode incorporar técnicas adicionando um pouco mais de idade às suas fotos. Assim, é possível criar obras artísticas e originais. Porém, como você pode extrair o máximo de realismo nas suas produções vintage? Confira a seguir em nosso artigo!

Investindo em cenários e figurinos adequados

A elaboração de fotos vintage se tornou tão popular que, em muitos casos, as pessoas aplicam a técnica em qualquer tipo de foto. Não há nada que impeça isso, porém, o charme das produções desse estilo está justamente nos elementos que transmitem o clima e as emoções de uma época passada. E tais detalhes, nenhum software é capaz de reproduzir com a mesma autenticidade.

Por isso é tão importante construir toda a ambientação durante a produção do seu ensaio fotográfico. Para que suas fotografias transfiram com fidelidade toda a essência da época escolhida, o cenário deve ser cuidadosamente montado com o máximo possível de itens antigos — ou com cara de objetos antigos.

O seu modelo precisa estar vestido com um figurino de época, usando a maquiagem certa; além disso, os objetos, veículos e todos os detalhes em torno desse cenário devem corresponder ao estilo da década retratada. Tudo deve ser convincente para que o seu trabalho tenha o devido prestígio.

Quem aprecia esse tipo de arte espera ser transportado para o tempo em que aquela cena supostamente aconteceu. É uma fantasia que precisa transmitir realismo. Capture o espírito de uma época e leve o espectador até ela!

Manipulando luz e cores

Sabemos que fotos antigas não apresentam uma saturação vívida. As cores são desbotadas e, muitas vezes, escurecidas. Para recriar essa aparência vintage, existem diversas técnicas de ajustes de níveis em softwares de edição como o Photoshop.

A princípio, alterar as configurações de saturação e contraste já produz um efeito parecido com o envelhecimento das fotos antigas originais. Você pode adicionar mais realismo criando camadas individuais de ciano, amarelo e magenta, brincando com a porcentagem dessas cores.

O objetivo é introduzir cada camada para a foto original em níveis diferentes de opacidade, diminuindo a tonalidade sem sobrecarregar a imagem. Esse tipo de manipulação interfere igualmente na iluminação da fotografia, principalmente quando os níveis de contraste são alterados.

Adicionando ruídos e desgaste

Fotografias vintage são carregadas de granulações. Nos programas de edição de imagem isso pode ser conseguido com adição de ruído monocromático, mas com a devida moderação para não parecer artificial. A ideia é que a foto cause uma verdadeira impressão de antiguidade.

O desgaste natural provocado pelo pouco cuidado que normalmente dispensamos às fotos também pode ser forjado no Photoshop. Isso é possível com a manipulação de ruído e arranhões em uma nova camada. Como alternativa aos recursos do próprio software, você pode recorrer à texturas predefinidas e inserir a que mais se adequar ao seu trabalho.

Usando tons sépia e preto e branco

Sépia

O tom sépia é considerado o perfeito para simular fotos em estilo vintage. É aquela cor marrom dourado vista em praticamente todas as fotografias e filmes antigos. Isso acontece em razão da ação do tempo sobre o papel, já que na época da sua produção, a coloração original era composta de tons de cinza ou preto e branco.

No Photoshop, a função equilíbrio de cores pode ser manuseada para produzir a tonalidade certa. Além disso, na função preto e branco existe a opção colorir, que confere um tom sépia automático na foto. Basta selecionar a cor que mais se aproxima.

Outros softwares para edição de imagem podem produzir o mesmo resultado, com definições pré-ajustadas. Basta um clique e sua viagem ao tempo estará diante dos seus olhos.

Preto e branco

Aparentemente, a forma mais evidente de envelhecer o aspecto de uma foto é simplesmente remover toda a cor, mas, não se engane com o óbvio. Na prática, é mais recomendável trabalhar todos os detalhes como: borrões, granulações e ruídos diversos.

Como se pode notar, o ideal é usar uma combinação bem balanceada de técnicas e filtros para convencer mais facilmente os olhos de quem vê o resultado final.

Adicionando bordas

O acabamento das fotos vintage pode ser a cereja do bolo na finalização do seu trabalho. Uma delas, é aquela borda que voltou a ser usada há alguns anos. Você nunca notou esse detalhe nas fotos antigas da sua família? Então é hora de dar aquela conferida.

As suas fotografias também podem ter o mesmo efeito. Basta buscar auxílio no seu software de edição preferido e escolher a opção que melhor transmitir a emoção desejada. Você pode, ainda, realçar esse sentimento nostálgico complementando com uma descoloração nos cantos da imagem. Que tal?

Alguns detalhes como: manchas, café derramado, rasgos e outros danos, causados acidentalmente ou pela ação do tempo, podem destacar ainda mais o seu processo de envelhecimento com camadas de textura no Photoshop.

Esses softwares de edição de imagem são a maneira mais fácil e rápida para recriar todo o clima vintage das fotos antigas. A internet está abarrotada de tutoriais online com os mais variados níveis de complexidade, sendo um mais impressionante e realista que o outro.

Com um pouco de prática, você será capaz de produzir resultados incríveis! Lembre-se apenas de começar o trabalho tirando as fotos em formato RAW para preservar a qualidade da imagem e dar melhores possibilidades de pós-produção.

Tenha em mente: para que suas sessões de fotos vintage fiquem perfeitas e convincentes, existe todo um contexto envolvendo as posturas e expressões dos modelos, que diferem muito da realidade de hoje. E, no final, a expressão e o clima da ambientação podem fazer toda a diferença!

O que você achou dessas técnicas para produzir fotos vintage com realismo e criatividade? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo como esse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo