Descubra agora como tirar as melhores fotos de maquiagem

Tempo de leitura: 6 minutos

Para valorizar o trabalho e compreender melhor como tirar fotos de maquiagem eu sempre penso em alguns pontos fundamentais que são determinantes para fazer com que a fotografia valorize os pontos fortes e passe a impressão desejada. Para alcançar o melhor resultado me concentro em criar uma composição dramática que favoreça a mensagem que cada make tem como base.

O trabalho de maquiagem pode ter diversas vertentes, desde o embelezamento de uma noiva até a criação de um efeito especial para a produção de um filme. Por isso é importante, como fotógrafo, pensar em criar uma atmosfera que impulsione as sensações desejadas. A composição da fotografia por meio da escolha de lentes, da criação de um cenário adequado e da seleção da modelo certa são super importantes.

Para conseguir criar essa atmosfera que leva o observador ao universo daquele momento fotografado e fazer com que ele seja envolvido, eu fico atento a esses aspectos e sigo alguns passos básicos que vou explicar melhor a seguir. Então vamos aos passos para conseguir as melhores fotografias de maquiagem!

Entender a composição

Como todo trabalho criativo, a melhor fotografia é aquela que melhor atende o desejo do cliente. Como fotógrafo não posso deixar de lado a concepção daquela pessoa que me contratou e devo me esforçar ao máximo para compreender as expectativas e a visão que ela tem momento.

No caso de um trabalho autoral, em que a intenção é a criação de um portfólio, por exemplo, eu devo me colocar no lugar da pessoa que provavelmente me contrataria para a criação de uma fotografia com aquele tema e a partir daí criar eu mesmo as premissas que devo seguir para conseguir atingir o resultado esperado.

Então, antes de tudo, dedico bastante tempo absorvendo as características dramáticas mais relevantes do tema que vou fotografar e passo a fazer uma lista com as características que a minha fotografia deve ter. A iluminação correta, as lentes que provavelmente me darão o resultado que imaginei, a modelo e o cenário que valorizarão aqueles conceitos são algumas da coisas que levo em consideração.

Escolher o equipamento

O equipamento correto é fundamental para atividade do fotógrafo. A câmera, as lentes e as luzes são as ferramentas de que disponho para criar, assim como para o pintor são a tinta, a tela e os pincéis. São elas que vão me possibilitar, a partir de uma ideia, conseguir materializar essa abstração em um produto comercializável.

No caso da câmera, muitas vezes é necessário me adaptar. Um fotógrafo normalmente não dispõe de diversas câmeras entre as quais escolher de acordo com o trabalho, mas, quando possível, a escolha certa pode facilitar bastante o trabalho. Para a fotografia de moda, por exemplo, está se tornando muito comum a escolha de máquinas capazes de filmar com alta definição. Assim é possível extrair um frame com grande qualidade sem perder o melhor momento.

A escolha das lentes deve considerar o formato do rosto da modelo fotografada além dos outros elementos, como profundidade de campo focal e quantidade de luz disponível. As lentes grande angulares tendem a distorcer o rosto fotografado, assim como as teleobjetivas afinam o rosto.

Já a iluminação da cena deve favorecer a criação da atmosfera pretendida. Quando a maquiagem tiver um viés mais sensual ou noturno, a melhor escolha pode ser por iluminar pouco a cena, ajudando na construção do cenário. No caso de uma maquiagem mais alegre ou formal, o ambiente pode estar mais iluminado, favorecendo assim a impressão de leveza.

Criar o cenário adequado

Os elementos que constituem o melhor cenário, ou a cenografia da cena, são diversos. Entre eles os objetos e o local da cena, a iluminação e o figurino são os mais relevantes. A roupa e os acessórios ajudam muito a compor um visual que impulsiona a maquiagem e quando a escolha é acertada, ainda que esses elementos não estejam em destaque, fará toda diferença na beleza do conjunto.

Os objetos em cena são detalhes na fotografia de maquiagens que trazem uma sofisticação que valoriza muito o trabalho. A ideia aqui é fazer com que a maquiagem continue sendo o destaque da cena, mas que os outros elementos fortaleçam a mensagem que ela pretende passar. Então adiciono elementos no cenário que guiam o espectador no sentido dramático que pretendo dar.

A locação onde o ensaio será realizado em conjunto com a iluminação de que ele dispõe, ou daquela que será criada, são também muito importantes na composição da cena. A luz do sol não favorece maquiagens mais pesadas e é também um dificultador quando faz com que a modelo transpire. Seja com o uso de flash ou da iluminação natural, devo manter o conceito em mente.

Escolher a modelo

Quando falamos de modelo para maquiagem e em como tirar fotos de maquiagem é impossível não relacionar com o universo feminino. Quase sempre, quando fotografo esse tema, as mulheres são usadas na modelagem. Mas é claro que os homens também usam maquiagem e, eventualmente, um modelo masculino é fotografado com maquiagem.

O gênero aqui é indiferente, o que é fundamental é escolher alguém que consiga passar por meio do trabalho de modelagem, com os movimentos, as características físicas ou mesmo com a simples matemática das angulações do rosto — aqueles conceitos que foram estabelecidos para a composição da cena — e que seja capaz de ser dirigida no sentido pretendido.

Então busco selecionar, sempre que possível, alguém que tenha características que se encaixam no visual e no cenário pretendido e que ainda tenham o tipo físico mais adequado para valorizar o efeito da maquiagem. O tom de pele e a capacidade de passar para o espectador o personagem para aquela cena são pontos que influenciam na escolha.

É assim que consigo valorizar o clique de uma maquiagem. Criando um conjunto que visualmente tenha coerência, que constitua um cenário que acrescente significado à cena e escolhendo o melhor equipamento para valorizar os pontos de atenção. Seguindo esses passos consigo fazer com que o conjunto converse com o observador e valorize o tema.

Se você achou que este texto contribuiu com a sua visão sobre como tirar fotos de maquiagem assine a nossa newsletter, receba outras dicas relevantes sobre o universo da imagem e fique bem informado com textos que ajudarão na sua criação e na concepção do seu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *