Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Você sabe o que faz um diretor de fotografia?

Você sabe o que faz um diretor de fotografia?


Se você já assistiu ao Oscar, provavelmente já ouviu falar dessa função. Embora não seja uma categoria muito bem compreendida pelo público, é uma das áreas técnicas mais importantes durante a produção de um filme.

Como já deu para perceber, esse não é um campo da fotografia tradicional, cujo resultado são imagens estáticas. Aqui tudo está relacionado ao audiovisual e, diferente do trabalho de fotógrafo comum, esse cara dificilmente produz algo sozinho. Na verdade, a sua contribuição é apenas uma das forças que vai colocar o filme de pé.

Quer saber o que faz um diretor de fotografia? Então, continue a leitura!

Afinal, o que faz um diretor de fotografia?

O trabalho de um diretor de fotografia se assemelha ao de um fotógrafo tradicional, afinal ele também fotografa a cena, só que o resultado do seu trabalho são imagens em movimento e não paradas. Esse profissional tem a responsabilidade de traduzir o roteiro em forma de imagens, e é ele quem vai definir a estética geral do filme, de acordo com a intenção do diretor.

Desse modo, é o diretor de fotografia que faz a escolha dos equipamentos, tanto de gravação como de iluminação. Ele decide quais lentes e filtros serão usados em cada cena e também os refletores que vão iluminá-la. O seu maior trabalho é manter um padrão estético entre as cenas, mesmo com as mudanças de locação.

Falando em locação, é ele quem aprova os locais onde serão realizadas as filmagens, definindo o melhor enquadramento, junto com o diretor. Por fim, também define uma paleta de cor para seguir, o que vai influenciar no cenário, figurino e maquiagem escolhida.

Mais do que belas paisagens

Existe um pensamento no senso comum de elogiar a fotografia do filme quando ele possui belas paisagens. Filmes com locações exóticas e grandes planos abertos costumam gerar esse tipo de comoção em pessoas leigas. Contudo, esse é um pensamento limitado sobre a função desempenhada por esse profissional.

Logicamente que, mesmo em relação a esse exemplo, o mérito também é do diretor de fotografia, afinal, ele que escolhe essas locações e define o enquadramento. Porém, reduzir o trabalho do fotógrafo nos filmes apenas a isso é quase um pecado. Essa é a cereja do bolo e, muitas vezes, nem é a parte mais difícil. Para entender isso, basta pensar no próprio trabalho do fotógrafo convencional, fora das telonas.

Já é bastante desafiador manter uma coerência de estilo e luz em ambientes mais controlados, como de costume nos ensaios fotográficos, agora imagine fazer isso em diversas locações internas e externas, com vários modelos (atores) diferentes, figurinos e sentimentos, sendo que no final todas as cenas juntas tem que estar “conversando”. O nível de complexidade é muito maior, por isso a preparação para esse trabalho também começa muito antes.

E o diretor onde fica?

Depois de ler toda essa puxação de sardinha para o nosso lado, talvez você comece a questionar o papel do diretor no filme, já que, aparentemente, o diretor de fotografia é quem está fazendo todo o trabalho. Mas não é bem por aí.

A verdade é que há uma grande parceria entre esses dois. Porém, uma função não exclui a outra. O diretor de fotografia acaba tendo um trabalho bastante técnico, tendo que ser um mestre dos equipamentos e da luz. Já o diretor é quem tem a visão e que dá a palavra final em todas as áreas. Assim, o diretor não precisa, necessariamente, saber a melhor lente para tal cena ou coisas desse tipo. Ele visualiza a cena e o diretor de fotografia traduz isso em imagem.

Gostou do texto? Agora você já sabe o que faz um diretor de fotografia. Quer receber mais conteúdos sobre esse tema? Então, siga a gente no Instagram e no YouTube e curta a nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo