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Preço de fotógrafo para casamento: Dicas para precificar seus serviços

Preço de fotógrafo para casamento: Dicas para precificar seus serviços

Um fotógrafo profissional autônomo não é somente um artista: ele precisa entender de vendas, mercado e administração para gerir o seu negócio.

Para quem está começando, uma grande dificuldade é saber quanto cobrar pelo trabalho. Um fotógrafo para casamentos, por exemplo, quanto cobra pelo serviço?

Neste post, darei dicas a serem consideradas para definir o preço de fotógrafo para casamento, a partir de avaliação dos custos de produção e de valores de mercado. Leia até o final e descubra!

Dicas para definir o preço de fotógrafo para casamento

Calcule seus custos fixos

Existem várias modalidades de precificação do trabalho de fotógrafos para casamento: por comissão, por porcentagem, por hora, por margem, por custo, entre outras possibilidades.

Todo trabalho tem custos operacionais, por isso é importante começar tendo clareza deles. Alguns são fixos, outros são variáveis. Os fixos são aqueles que tem todo mês, ou seja, que você tem como prever e incluir no planejamento financeiro (como aluguel, condomínio, telefone, internet, hospedagem de site, ações de marketing etc).

Além disso, é importante mensurar e precificar o tempo gasto para registrar os eventos e fazer edições das fotos e listar os custos variáveis (que são os que surgem com a execução dos trabalhos, como o valor gasto em álbuns e embalagens, por exemplo).

Você precisa levantar e listar todos esses custos, para entender quanto sua empresa custa para operar. Com base nisso, você vai saber o mínimo que precisa faturar para não ter prejuízo.

Inclua a depreciação dos seus equipamentos

Todo equipamento tem vida útil: câmera, lentes, flashs etc. Quanto mais você usa, mais a vida útil desses equipamentos diminui (e o valor de revenda deles também). Por isso, a depreciação dos equipamentos precisa estar incluída no seu preço, para que este valor possa ser considerado e guie o investimento em novos equipamentos.

Pesquise os valores praticados na sua região

Pode ser muito complicado, de início, calcular as inúmeras variáveis que influenciam os valores dos seus pacotes. Por isso, é imprescindível que você realize a boa e velha pesquisa de mercado!

Selecione alguns fotógrafos da sua cidade e compare seu trabalho ao deles. No que diz respeito à experiência e qualidade das fotos, em que nível você está? Quanto os fotógrafos com trabalhos similares aos seus estão cobrando? Essa análise poderá guiar inicialmente a definição dos seus preços, pois deixará você competitivo em relação ao mercado.

Conhecendo os valores dos concorrentes e seus custos, você pode adequar suas propostas e sua estrutura, para que possa operar de maneira lucrativa.

Tenha um número reduzido de pacotes

Oferecer muitos pacotes em seu orçamento pode criar o “paradoxo da escolha” e confundir o seu cliente, fazendo com que ele não feche com você.

Para evitar que isso aconteça, tenha um número reduzido de ofertas entre as quais ele pode escolher.

O ideal é apresentar de 3 a 4 pacotes: o primeiro com preço muito competitivo, que será seu pacote “isca”; outros dois com valores que realmente interessam ao seu faturamento; um último com valor elevado (o chamado pacote “âncora”), para fazer com que os outros pareçam baratos.

Para entender essa estratégia, assista a este vídeo do Fotologia Vlog sobre o assunto.

Seja conveniente ao público-alvo

Ao elaborar um plano de negócios, você define as diversas características de seu trabalho. Uma delas é seu público-alvo. Para definir um preço que funcione, é preciso estar de acordo com a classe socio-econômica do público que você quer atender.

O modelo mais praticado é o de pacotes. Mas, existem outras modalidades de precificação sobre as quais você pode pesquisar, como por exemplo, cobrar por hora de cobertura do evento, entre outras.

Levando em consideração todas as informações deste post, fica mais fácil definir o preço de fotógrafo para casamento de maneira que você consiga ter lucro.

Agora, seu próximo passo é aprender como criar uma experiência única e inesquecível durante os ensaios fotográficos, o que impulsionará a fidelização de seus clientes.

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