4 segredos para fazer uma promoção de álbum de fotos

Tempo de leitura: 6 minutos

Fazer uma promoção de álbum de fotos bem-sucedida não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, para alcançar o interesse completo dos clientes, torna-se necessário apresentar seu trabalho de forma diferenciada. E isso não envolve apenas ter um olhar mais apurado do que a concorrência e bons equipamentos.

O ponto-chave está em se planejar adequadamente para conhecer o perfil do seu público. Como resultado, com certeza, você consegue agregar valor às imagens realizadas de acordo com cada caso especial. Só assim será possível definir estratégias certeiras que trazem resultados positivos em longo prazo.

Quer saber mais? Vamos mostrar 4 segredos para acertar em cheio nas promoções. Acompanhe!

Como fazer a promoção de álbum de fotos

1. Defina o objetivo da campanha promocional

Antes de mais nada, você precisa fazer um planejamento detalhado. Sabendo exatamente o que deseja alcançar na campanha, fica muito mais simples criar uma estratégia detalhada, focada em agregar valor ao seu trabalho.

É importante contar que ter tudo esclarecido ajuda na hora de se comunicar para fazer com que os clientes enxerguem além das fotos. Se a intenção é aproveitar as vendas e fidelizar o máximo possível de contratantes, o grande segredo está em conhecer bem quais são as expectativas iniciais.

Assim, você consegue entregar algo surpreendente que traz a sensação de reviver o momento em que as imagens foram feitas. Seja uma noiva, seja um ensaio infantil, com o olhar apurado do fotógrafo é possível se emocionar automaticamente ao abrir o álbum.

Quando se fala em planejamento inicial também é importante que se definam metas claras com relação ao número de álbuns que você deseja vender na promoção. Minha dica é que você defina suas metas em uma escala de três: Ruim, ideal e ótima… Lembre sempre que, mesmo atingindo a meta ruim, o objetivo de qualquer ação comercial é “ganhar dinheiro”.

Outra métrica importante é o tempo que a promoção ficará vigente, isso deixará claro a quantidade de álbuns que você precisa vender por dia. Aqui vale a máxima: Enquanto você não atingir a meta… Não pare de ofertar…

2. Conheça o público-alvo das promoções

De nada adianta ter uma proposta bem elaborada para vender os álbuns se você não sabe com quem falar. Conhecer o seu público-alvo é meio caminho andado quando a intenção envolve gerar credibilidade ao trabalho.

Por isso, faça uma pesquisa bem pensada para mensurar o potencial de alcance da promoção e o perfil de quem pode se interessar em participar. Essa é a melhor dica para garantir que o dinheiro aplicado na ação ofereça retorno e que o resultado positivo proporcione um efeito duradouro.

Não se prenda em metodologias mirabolantes e pesquisas de nível universitário. É comum as pessoas se boicotarem por pensar que esse tipo de coisa da muito trabalho, por isso aposte em métodos simples como uma enquete no seu Instagram ou ainda uma série de 10 ligações para os seus clientes antigos. Você vai se surpreender com o que vai descobrir.

3. Ofereça valor ao cliente

Quando alguém contrata o profissional de fotografia, automaticamente já fica subentendido que existe uma ocasião para ser eternizada, não é mesmo? Com base nesse conceito, tenha um plano de ação que mostre o álbum como algo indispensável na história de vida do cliente.

Por exemplo, hoje em dia, temos a possibilidade de fazer até boas imagens com o celular. No entanto, essas fotos podem ser perdidas por conta de uma falha do dispositivo ou até mesmo um caso de furto. Dessa maneira, ter um álbum físico com qualidade profissional se transforma em um verdadeiro tesouro. Óbviamente este é somente um dos vários argumentos que você precisa ter na ponta da língua para persuadir (e não convencer) os seus clientes a valorizarem os álbuns que você está oferecendo. Quer mais argumentos como esse? Então assista ao vídeo que gravei para o Youtube com “7 Motivos para ter suas fotografias impressas”

4. Crie “senso de urgência”

Um bom fotógrafo só consegue fazer boas vendas quando ele realmente acredita no poder do seu trabalho e que efetivamente os clientes necessitam dele o quanto antes. Por esse motivo, pense “fora da caixa” e crie senso de urgência para divulgar sua promoção.

O cliente precisa ser convencido de que se trata de uma oportunidade única e que faz a diferença no valor de sua compra. Todo mundo gosta de sentir que participou de uma promoção exclusiva. Sendo assim, saiba argumentar e mostre o quanto a oportunidade de levar o álbum é vantajosa naquele momento.

Um dos argumentos clássicos utilizados pelos fotógrafos de sucesso é o famoso: “Se você não fizer esse álbum agora ficará com as imagens perdidas no HD do seu computador e nunca mais voltará a pensar no assunto.”

Outro argumento que funciona, desde que se trate da verdade é: “Estou fazendo um pacotão de álbuns para enviar ao fornecedor e consigo um desconto especial, que estou repassando para você, em função do volume.”

Lembre-se também que a forma como você mostra o trabalho conta muitos pontos, então, nada de apenas mandar o material pela internet. O diferencial está em criar um ambiente propício para ver as imagens e valorizar cada detalhe que só a sua percepção pode oferecer. Tenha amostras do que você pretende vender, deixe que o cliente as toque, cheire, sinta e coloque todos os sentidos para trabalhar em favor da venda. Isso fará uma diferença gritante na conversão das suas ofertas em vendas efetivas.

Pronto! Agora você já sabe como fazer uma promoção de álbum de fotos. Tenha em mente que tudo depende da forma como o profissional apresenta a oportunidade ao seu cliente. Outro ponto indispensável é aprender a usar a venda sinestésica a partir da junção dos sentidos e significados imagéticos. Assim, será possível despertar gatilhos que ajudem a fechar negócios com mais facilidade. Hummmmn, ficou na dúvida sobre esses assuntos que mencionei aqui nos finalmentes? Então assista a três vídeos que gravei para esclarecer o assunto lá no nosso canal do Youtube.

Venda sinestésica:

Gatilhos mentais para fotógrafos, parte 1 e 2:

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