Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Entenda como o ensaio de noivos se diferencia do ensaio de casamento

Entenda como o ensaio de noivos se diferencia do ensaio de casamento

Tanto o ensaio de noivos quanto o de casamento são importantes para registrar essa fase única da vida do casal. Embora algumas pessoas possam achar que eles cumprem papéis muito parecidos, cada um apresenta particularidades que precisam ser respeitadas e que vão contar momentos diferentes da história dos apaixonados.

Por isso, preparei este post para mostrar as principais diferenças entre o ensaio de noivos e o de casamento. Além disso, você vai saber como explicar mais facilmente aos seus clientes por que eles devem investir em todas essas modalidades. Ansioso para conhecer as minhas dicas? Então, continue a leitura!

Ensaio de noivos

Claramente, esse ensaio deve ser feito antes do grande dia. É uma ótima oportunidade para ser criativo e contar, por meio de imagens, a história sobre como o casal se conheceu. Aqui, o que vale é a originalidade, e você pode personalizar ao máximo a narrativa a ser contada.

Seja original e aproveite o momento para conhecer mais profundamente os seus futuros clientes. Esse primeiro contato pode ser um divisor de águas no seu atendimento e relacionamento futuro com os clientes.

Para não errar, o ideal é fazer um briefing, que é o ato de, em parceria com o cliente, selecionar ideias e propostas que tenham a ver com a história que vai ser fotografada e com aquilo que se quer transmitir. Nessa fase, não se esqueça de observar as particularidades do casal, ouvir atentamente a história deles e ver até onde eles estão dispostos a ir para garantir uma boa foto.

Justifique a aquisição desse tipo de ensaio em função dos looks e estilo de fotos possíveis com ele. Outro bom argumento para justificar o ensaio é o storytelling que fica completinho com esse primeiro capítulo da história.

A dupla é mais romântica, engraçada ou aventureira? Captar a essência dos pombinhos é essencial para assegurar um bom trabalho. Depois de selecionar aquilo que mais representa o casal, monte o cenário ou local do ensaio e não se esqueça de deixar os fotografados confortáveis na hora do clique.

Pré-wedding

Esse ensaio precisa ser realizado há poucos dias ou semanas da cerimônia, de maneira que o casal possa se lembrar dessa época tão especial, cercada pela ansiedade e pelo desejo de consumação do matrimônio.

É normal que os noivos estejam tensos durante esse período, e o ensaio pode funcionar como um momento para aliviar o estresse e reaproximá-los. O objetivo do fotógrafo é criar uma experiência sinestésica agradável e motivadora durante a realização das fotos, de modo que o casal possa se tocar e se sentir, bem como se lembrar da ocasião com carinho.

Cabe aqui lembrar mais uma vez do conceito de storytelling porque o segundo capítulo tende a ser mais romântico, quente e sedutor. A grande sacada é mostrar que esse ensaio é um complemento ao ensaio anterior e um não substitui o outro.

Essa é, inclusive, a principal diferença entre o ensaio de noivos e o pré-wedding. Enquanto o primeiro costuma contar a história dos prometidos, o segundo tem mais a ver com a expectativa gerada pela cerimônia. Além do mais, as fotos desse ensaio podem servir para decorar a festa de casamento ou virar lembrancinha para os convidados.

Ampliações em grande formato como as oferecidas pela Indimagem cabem muito bem aqui e são venda quase certa.

Pós-wedding

Já o pós-wedding é feito, claro, alguns dias depois da cerimônia. A dupla pode vestir novamente as roupas usadas no casamento e aproveitar para fazer fotos mais criativas que talvez não tenham sido possíveis durante o grande dia.

Uma alternativa criativa oferecida por alguns fotógrafos é, depois de adquirir previamente alguns vestidos, oferecer o acesso a essa experiência inclusive para clientes que alugaram o vestido e não tem acesso a ele depois do casamento.

A principal vantagem do pós-wedding é que, com ele, pode-se investir em fotografias iluminadas pelo sol, já que, no Brasil, a cerimônia propriamente dita costuma acontecer à noite. Assim, é possível fazer um ensaio com uma estética diferente do “look” noturno típico dos casamentos feitos por aqui. Esse é inclusive um excelente argumento de venda: “As fotos desse ensaio ficarão completamente diferentes das que clicamos no casamento”

Associada a isso, há a possibilidade de se deslocar até locações inusitadas para fazer as fotografias, e o casal não precisa se preocupar com a manutenção e a limpeza do vestuário, já que o dia da festa já passou. A combinação desses dois fatores faz com que seja possível elaborar um projeto mais original e alinhado com a personalidade dos clientes.

Para completar, quem é louco por animais pode inseri-los em qualquer um desses ensaios facilmente, de modo a garantir fotos que registrem a participação do pet na vida da nova família. Essas imagens vão, mais tarde, ajudar a rechear o álbum de casamento e assegurar que momentos mais íntimos também sejam eternizados.

Viu só como há diferenças fundamentais entre o ensaio de noivos, o pré e o pós-wedding? No primeiro, dá para contar a história do casal de maneira original e descontraída, enquanto as fotografias de casamento ajudam a registrar os dias anteriores à cerimônia e a fazer fotos mais ousadas com a roupa do matrimônio.

Gostou das informações? Aproveite e veja as cinco dicas que preparei para você sobre como fazer ensaios incríveis em preto e branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo