Saiba como tirar foto com luz do sol

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitos adeptos da fotografia imaginam que para fazer fotos perfeitas basta possuir bons equipamentos, especialmente em dias ensolarados. No entanto, a realidade é bem diferente, afinal de contas fazer foto com luz do sol ou até mesmo as fotografias externas de modo geral exige muita atenção do profissional.

Se você quer ficar craque em foto com luz do sol e arrasar no próximo ensaio, continue a leitura do texto. Vamos dar dicas valiosas que vão ajudar você a descobrir o que fazer para tirar ótimas fotos na luz do dia. Confira!

Entenda a importância da luz na fotografia

A gente sabe que a iluminação é o fator primordial para determinar a qualidade de uma fotografia, ou seja, qualquer pessoa que se interesse por esse assunto precisa compreender a importância da luz. Uma iluminação natural pode ser dura e contrastante, suave ou harmoniosa e ainda pode ter diversas cores, temperaturas e influenciar na tonalidade das fotos.

A luz representa na fotografia um papel extremamente importante, afinal, por meio dela é que somos capazes de observar as cores, o formato e os demais detalhes dos elementos que estão sendo fotografados. Por isso, antes de fazer um ensaio em áreas externas, é fundamental saber como funciona uma foto com luz do sol. Confira as dicas que selecionamos abaixo e entenda mais sobre o assunto.

Dicas para tirar foto com luz do sol

Analise o ambiente

Como já dissemos, o primeiro passo é verificar o cenário escolhido para ser fotografado. Nesse momento, é importante levar em consideração a perspectiva, o enquadramento e o foco. Teste suas possibilidades e observe em volta do objeto ou modelo e escolha a luz que mais agrada — sempre de acordo com a proposta da fotografia.

Fique atento aos excessos

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, muita luz pode acabar prejudicando a qualidade da imagem. Por isso, é imprescindível controlar a incidência da iluminação, pois, uma imagem superexposta deixa a imagem com cores irreais e até mesmo embaçadas. Portanto, antes de fotografar, confira a sensibilidade do ISO para ter um resultado satisfatório.

Experimente a luz de fundo

A luz de fundo é uma função muito útil que pode ser obtida por meio do posicionamento do objeto ou modelo a ser fotografado. Se posicionando à frente do cenário com a luz do sol vindo de trás, é possível focar o brilho somente no que será fotografado. Essa estratégia é vantajosa porque pode ser utilizada em qualquer momento do dia.

Se possível, procure treinar suas fotos contra a luz, silhueta e ao entardecer. Nessa última situação, o resultado da sua foto pode sair bem melhor e mais suave. Os momentos antes do pôr-do-sol, conhecidos como golden hour, são ideais para esse truque. Além disso, você pode também procurar por algum ponto que cause efeito de lens flare, manchas circulares na sua foto.

Trabalhe com as sombras a seu favor

Se você estiver tirando retratos, as sombras podem sim ajudar na composição. Um bom fotógrafo é que aquele que sabe como trabalhar nas adversidades. Experimente como o posicionamento das sombras pode dar um ar dramático às suas fotos.

Procure por janelas

Caso você esteja fotografando em um ambiente interno, procure trabalhar próximo às janelas. Observe pontos onde a luz do sol rebate em paredes claras.  Dessa forma você conseguirá obter uma fotografia uniforme e com poucas sombras. Vale lembrar que o sol é sempre único e também incontrolável. Por isso, aproveitar a luz natural é um excelente exercício para treinar a arte da fotografia.

Por certo, não existe luz errada na fotografia. O que existe são estilos e necessidades diferentes. Foto com luz do sol pode servir desde um ensaio para noivos até para ensaios comerciais. Por isso, o importante é que o fotografo entenda qual luz precisa para atingir determinado objetivo.

Gostou das dicas? O que acha de continuar aprendendo? Leia também artigo sobre como fotografar a lua e continue aprofundando seus estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *