Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Anuário fotográfico: como começar 2019 com suas melhores fotos

Anuário fotográfico: como começar 2019 com suas melhores fotos

Você já pensou em compartilhar as suas memórias de uma maneira mais concreta e real, registrando tudo o que você produziu ao longo do ano em uma espécie de livro? Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, isso é mais fácil do que se pode imaginar e pode ser feito com um anuário fotográfico!

Os anuários reúnem imagens, frases e tudo o que você quiser em um projeto personalizado de acordo com  a personalidade de cada um! O melhor de tudo é que ele pode ser criado de forma artesanal e totalmente autoral. Tudo o que você precisa é de criatividade, dedicação e imagens lindas para serem vistas.

Já pensou em exibir o seu trabalho de uma forma mais pessoal e criativa? Que tal começar o ano fazendo o seu anuário fotográfico de 2018? Confira as nossas dicas e inicie o seu projeto hoje mesmo!

Invista na qualidade das suas imagens

Se o seu objetivo é ter um anuário profissional, o primeiro passo que deve seguir é investir na produção de imagens de qualidade. Tenha em mente que belas fotografias são fundamentais para o projeto. São elas que vão se destacar no resultado final e dar ainda mais valor e credibilidade para o seu trabalho.

Conheça as principais técnicas fotográficas, inove em seus métodos de produção e abuse da criatividade! A melhor receita para conseguir boas fotografias é aliar o conhecimento técnico com a sua personalidade e buscar por inovações.

Mas, atenção! Tenha sempre em mente que, apesar de a parte criativa ser fundamental, algumas dicas são essenciais para que seja possível alcançar resultados satisfatórios e criar imagens de qualidade. Por isso, conte com uma boa iluminação, invista em equipamentos adequados, escolha um bom cenário, pense na composição e estude sempre!

Escolha um tema

Antes de começar a produzir o seu projeto, você precisa definir um tema principal para ele. É a partir disso que você vai nortear toda a sua criação e os próximos passos a serem executados. Sendo assim, faça a escolha com cuidado e cautela — e lembre-se sempre de que esse tema vai te acompanhar durante todo o ano.

Ao definir um assunto muito complexo ou até mesmo algo que você não domine bem, será mais difícil produzir um conteúdo de qualidade e você não vai querer ter um bloqueio criativo que atrapalhe o seu projeto no meio do ano, não é mesmo? Por isso, fique atento!

Outra dica importante é saber que, tão importante quanto escolher um tema, é manter-se nele. A maneira mais fácil de garantir um anuário coeso e com aspecto ainda mais profissional é certificar-se de que o tema será seguido por todo o livro. Garanta que cada produção tenha relação com o tema geral do seu projeto.

Além disso, que tal criar um projeto em parceria com os seus amigos? Ou até mesmo apostar em um portfólio diferenciado? As possibilidades são infinitas! Defina o seu objetivo principal, trabalhe nele e obtenha resultados incríveis! Acredite: com dedicação e trabalho duro é possível!

Crie as melhores frases

Embora muitas vezes sejam deixadas de lado, as frases têm um papel superimportante em um anuário de fotografias. Elas dão um toque especial para a composição final das páginas e também ajudam a contar a história de cada uma das fotografias.

Por isso, tenha sempre em mente que o texto não pode ser aleatório ou desprovido de um sentido claro, mas deve acompanhar o que está sendo dito e transmitido em todo o projeto. O que a imagem em questão representa? Ao responder essa pergunta, você está mais próximo de encontrar uma frase perfeita!

Além de tudo o que foi dito, as palavras também têm o poder de dar mais impacto para determinada seção ou até mesmo atrair a atenção do leitor para um assunto específico. Saiba usar a ferramenta a seu favor e tenha resultados ainda mais interessantes!

Cuide bem da diagramação

A diagramação é uma das etapas mais importantes do seu projeto. Por isso, cuide dela com muita atenção. A forma como você organiza o material que possui pode determinar o sucesso ou fracasso do seu anuário, deixando-o incrível ou se transformando em uma verdadeira bagunça de informações!

Embora existam alguns profissionais especializados nesse tipo de trabalho, a ideia é que a produção seja totalmente autoral e tenha a sua cara, não é mesmo? Sendo assim, sempre que possível, faça você mesmo a diagramação.

Lembre que a Indi dispõe de um sistema próprio de diagramação para que você não precise se preocupar com essa etapa do processo.

Com algumas dicas de composição e muita paciência é possível chegar a resultados bem legais. O importante é sempre focar no seu objetivo inicial e tentar transmitir a sua mensagem da melhor forma possível para valorizar o aspecto de cada fotografia.

Invista em material de qualidade

Para deixar o seu anuário com um aspecto ainda mais profissional, invista sempre em materiais de qualidade, como os álbuns encadernados Prime da Indimagem. Além de transmitirem maior credibilidade ao projeto, eles aumentam a vida útil do objeto e evitam que ele seja rasgado, manchado, desbote ou até mesmo desmonte.

Por isso, invista em papéis com uma gramatura superior ao modelo comum, impressões de qualidade e capas firmes e resistentes. Além disso, sempre que puder, aposte em embalagens protetoras ou estojos, que podem ser personalizadas de acordo com o seu tema.

Revise tudo o que você fizer

À medida que você for produzindo o seu anuário, revise tudo o que for feito. Confira possíveis erros de ortografia e gramática, cheque a ordem e qualidade das imagens e qualquer outro detalhe que possa prejudicar o resultado final do seu projeto.

Quando estamos criando algo, as falhas e imperfeições podem passar despercebidas, mas com um segundo olhar é possível identificar e corrigir tudo o que for necessário. Lembre-se: quanto menos erros houver, mais profissional será o seu livro.

Que tal fazer ao contrário?

Outra forma interessante de produzir o seu anuário é analisando as suas melhores fotos do ano e fazendo uma curadoria em função de um tema, por exemplo:
“Melhores beijos de 2018”, “Locações em que cliquei em 2018”, “Minhas noivas de 2018”, “Mães e filhos”, “Fotos com Pets”…
Enfim, as possibilidades são infinitas, cabe a você colocar a cabeça para funcionar e desenvolver o seu material.

Legal, não é? Agora que você já sabe quais são as principais dicas para montar o seu anuário fotográfico é hora de colocar a mão na massa! Com muito esforço e dedicação, você vai conseguir produzir um material incrível e começar o ano com as suas melhores fotos registradas de uma maneira diferente e superdivertida.

E aí, esse conteúdo te ajudou? Então compartilhe-o em suas redes sociais e mostre para os seus amigos que você sabe tudo sobre fotografia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo