Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Como montar um Álbum fotos que vai encantar seus clientes?

Como montar um Álbum fotos que vai encantar seus clientes?

Já foi o tempo em que um book de fotos era direcionado apenas para modelos e atores. Hoje, esse tipo de serviço tem ganhado cada vez mais amplitude, atendendo tanto profissionais — no caso de modelos e atores — como famílias, crianças, casais ou qualquer um que deseje ter um momento seu registrado pelas mãos de um fotógrafo profissional.

Mas com a popularização desse serviço, veio também a preocupação em não banalizá-lo. Isso acontece porque pode parecer que qualquer um com uma câmera pode entregar um bom álbum de fotos.

E a gente sabe que não é bem assim que funciona, né?

Mas, o que você pode fazer para montar não apenas um álbum de fotos regular, mas um que encante seus clientes e gere valor ao seu serviço? Veja aqui neste post que a gente vai explicar!

Conte uma História

Um álbum de fotos é um conjunto de fotos feitas com um objetivo claro, com uma temática preestabelecida, um estilo definido e que, preferencialmente, conte uma história. Sendo assim, é necessária toda uma preparação antes de se fotografar um book para que ele seja consistente e não tem uma foto de cada estilo.

Entenda o seu cliente e o estilo dele

Antes mesmo de pôr a mão na câmera, a preparação para um álbum de fotos encantador começa na sua reunião com o cliente. Pergunte o que ele espera como resultado, mostre seu portfólio e deixe que ele lhe aponte as fotos que achar mais relevantes. Definam juntos uma temática. Assim, no dia do ensaio, o ato de fotografar se torna bem mais intuitivo e leve, o que leva ao sucesso do projeto.

É importante também pensar no porquê o seu cliente está te contratando. Ninguém compra fotografia somente pela fotografia. Sempre existe um motivo mais profundo, seja ele, marcar um evento histórico naquela família, ou ganhar mais curtidas no Instagram, e é seu papel entender qual é esse motivo e aflorá-lo com o seu trabalho.

Dessa forma seu cliente ficará muito mais feliz e satisfeito.

Pense na luz

Conceito e objetivo estabelecido, vamos para a parte prática!

Você provavelmente já sabe que a luz é um dos componentes mais importantes em qualquer tipo de fotografia — se não o mais importante. Por isso, entenda a luz que estará disponível no dia que for fotografar e, se possível, adapte-a ao tema do seu álbum de fotos.

Entenda que o controle que você tem sobre a luz varia dependendo do ambiente em que estiver. Certifique-se de que a mesma luz será mantida por todo o ensaio para que o book de fotos seja consistente.

Não elimine a possibilidade de usar luz artificial em seus ensaios, aprender a usá-la pode ser um grande diferencial no seu trabalho, além e que, uma luz bem encaixada é algo que dificilmente o seu cliente vai conseguir repetir usando o celular. Isso é agregar valor e se demonstrar valioso.

Não se esqueça da direção do(s) modelo(s)

Essa parte é bem mais fácil quando se fotografa modelos ou atores, já que eles têm experiência e sabem como se portar na frente das câmeras. Mas, se você for fotografar pessoas sem experiência na área, não esqueça de, com cuidado, direcionar seus modelos e deixá-los tranquilos.

É muito normal as pessoas se sentirem intimidadas pelas câmeras e quando isso acontece a pessoa acaba saindo com expressões corporais não favoráveis. Por isso, tome cuidado com o que o seu cliente está sentindo e em como ele está posicionado, isso é muito importante e grande parte dos fotógrafo falham nesse quesito.

Para facilitar, crie uma pasta de inspirações com imagens de um estilo similar ao que você quer ver no seu book de fotos.

Exponha suas fotos em um álbum de qualidade

E, finalmente, de nada adianta suas imagens serem obras de arte se você revelá-las em um álbum de baixa qualidade. Pesquise álbuns e fotolivros de qualidade, dê preferência à impressão em papel fotográfico e capriche na capa do seu álbum de fotos.

E aí, pronto para entregar um álbum de fotos matador para o seu cliente? Então, mãos à obra! Aproveite e confira também nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo