Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Você conhece os tipos de luz na fotografia? Veja aqui!

Você conhece os tipos de luz na fotografia? Veja aqui!

Quem trabalha como fotógrafo sabe a enorme importância que a iluminação tem para nosso trabalho. É ela, basicamente, a grande rainha que rege toda essa prática. Por isso, é tão importante conhecer os tipos de luz na fotografia e estudá-los, para poder recriá-los e conseguir aquele resultado perfeito.

Neste post, vamos apresentar algumas técnicas de iluminação e explicar quais são as suas características. Quer aprender mais e incrementar seus trabalhos? Então, continue a leitura!

Tipos de luz na fotografia

Enquanto que a luz natural — cujo elemento mais importante é o sol — é mais difícil de controlar, a artificial pode ser mais facilmente esculpida. Ainda assim, ambas assumem moldes e provocam sensações diferentes. Pensando nisso, listamos alguns exemplos de iluminação que podem ser usados na fotografia. Acompanhe, a seguir:

Frontal

Essa é a iluminação mais “básica” de todas, cuja fonte está localizada atrás da objetiva. Ela atinge o objeto de forma ampla, iluminando-o como um todo. Mas é preciso tomar cuidado: quando não há o uso de difusores, ela pode causar sombras muito duras e bem marcadas.

45°

Nesse caso, coloca-se a fonte de luz em um ângulo de 45 graus em relação ao objeto. Essa opção é muito utilizada em retratos feitos em estúdios, pois ilumina bem o objeto e cria um efeito de suavidade, com uma boa harmonia entre luz e sombra.

Dividida

Quando utilizada, esse tipo de iluminação causa um efeito de divisão aparente entre luz e sombra no objeto principal. Em um retrato, por exemplo, metade do rosto ficará iluminado, enquanto que a outra metade ficará nas sombras — o que não significa que uma metade estará totalmente escura! Para conseguir esse efeito, independente do uso de difusores, a fonte deverá ficar ao lado do objeto e em um ângulo de 90°.

Rembrandt

Batizada em homenagem ao pintor que utilizava essa técnica em suas pinturas, a iluminação Rembrandt é obtida quando posicionamos a fonte de luz de forma que ela fique acima do objeto, direcionando-a para baixo. Em retratos, essa técnica causa um efeito muito bonito nos rostos, conferindo-lhes um brilho muito específico. É bastante usada por fotógrafos de moda, mas também em fotografia de gestante em estúdios. Outra particularidade desse tipo de iluminação é a presença de um marcante triângulo de luz no lado mais “curto” do rosto do fotografado.

Contraluz

A fotografia contraluz é bastante conhecida por todos. Essa iluminação pode ser conseguida ao colocar a fonte de luz atrás do objeto, criando um tipo de halo em volta dele. Ela pode ser combinada com outras técnicas — como a 45°, por exemplo — para iluminá-lo bem. Caso contrário, a contraluz resultará na fotografia de silhueta.

Como praticamente tudo nessa prática, é preciso experimentar para encontrar a luz que mais casa com o seu trabalho e com o sentimento que quer passar com a sua foto. Todos esses exemplos também podem ser combinados entre si, criando efeitos realmente incríveis.

Por isso, seja criativo! Conheça os tipos de luz na fotografia e experimente-os para saber qual é o melhor para você. Como disse Picasso: “aprenda as regras como um profissional, para que você possa quebrá-las como um artista”!

A Indimagem produz álbuns e foto produtos de alta qualidade para profissionais, a preços justos e com processos apurados. Faça esse investimento no seu trabalho, entre em contato e tire as suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo