Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Aprenda a atrair parceiros comerciais para o seu negócio

Aprenda a atrair parceiros comerciais para o seu negócio

Ter um negócio não é uma tarefa para qualquer um. Dar conta de toda a burocracia e dos processos administrativos, além de ainda realizar a sua função produtiva e de encontrar parceiros comerciais, é o que provavelmente será a sua realidade se optar por esse caminho, pelo menos no início. Ou seja, algo bastante cansativo. Porém, esse é o caminho natural para qualquer fotógrafo que queira manter sua liberdade e independência.

Sei bem que a maioria de nós, fotógrafos, estamos muito mais voltados para o lado artístico do que para o empresarial. E isso não é ruim! Afinal, é o que nos propomos a fazer melhor. Entretanto, a perfeição técnica e o olhar apurado por si só não garantem novos trabalhos e nem sucesso empresarial.

Por isso é preciso pensar em estratégias para estar sempre à vista dos clientes. Para isso, estabelecer parcerias comerciais é uma excelente tática. Confira agora algumas dicas rápidas para atrair parceiros para o seu negócio e, assim, unir forças com outros profissionais na busca por novos clientes. Boa leitura! 😉

Saiba o que oferecer para possíveis parceiros comerciais

A estratégia de realizar parcerias com outras empresas do mesmo ramo que o seu pode ser excelente para conseguir expandir a sua base de clientes mais rápido ou até alcançar um público novo.

Entretanto, como nada é de graça nesse mundo, você deve saber bem o que oferecer para que essa troca realmente seja favorável para ambos os lados. Afinal, não é uma parceria se apenas um dos dois se der bem, não é?

Pensando nisso, o primeiro ponto sobre o qual você deve refletir é o estágio do seu negócio. Se você está no mesmo nível do parceiro que está prospectando, uma troca de indicações pode já ser o suficiente como oferta.

Porém, se houver uma disparidade, por exemplo, se você for um iniciante e o parceiro, alguém consolidado, você não terá muito o que oferecer com indicações. Sendo assim, o melhor caminho será combinar uma comissão justa.

Impressione com o seu portfólio

Se você deseja que alguém junte forças a você para conseguir ir mais longe, é importante que você consiga mostrar que tem essa capacidade. O principal nesse quesito é apresentar um portfólio impecável, atualizado e com alguns dos seus melhores trabalhos.

Não adianta bater à porta de alguém se você não tiver o que mostrar. Sendo assim, antes de caçar por parcerias, organize um portfólio que deixe você orgulhoso. Só assim, poderá impressionar quem você deseja.

Esteja on-line

Se você quer ser visto e encontrado, hoje, é preciso estar presente nas redes sociais. Elas possuem um alto poder de propagação das suas mensagens, o que lhe dá uma chance de alcançar pessoas que você nem imagina.

Logo, para quê dificultar? Use as redes sociais ao seu favor e facilite ser encontrado e percebido pelos outros.

Visite feiras e convenções

Talvez não haja melhor lugar no mundo para prospectar parceiros comerciais do que em feiras e convenções da sua área de atuação. Isso porque eventos assim reúnem, em um lugar só, tudo o que você está procurando, sendo um ótimo espaço para fazer o bom e velho networking.

Além disso, lhe dá a oportunidade de entender melhor a situação do mercado e obter diversos insights.

Gostou de saber mais sobre como atrair parceiros comerciais? Então, assine a nossa newsletter! Assim, você receberá o nosso conteúdo direto na sua caixa de e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo