Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Conheça 5 dicas essenciais para melhorar os retratos

Conheça 5 dicas essenciais para melhorar os retratos

Retratar pessoas poderia ser mais fácil se pudéssemos seguir um manual lógico e preciso, mas as coisas não funcionam bem assim. Captar expressões e até sensações requer técnica sim, mas, para quem pretende melhorar os retratos de seus clientes, existem outras questões a se considerar.

O trabalho de aperfeiçoamento não tem fim e todo fotógrafo deve procurar conhecer sempre mais. As fontes de pesquisa são variadas, sendo algumas até inusitadas, porém, inicialmente, algumas técnicas são necessárias. A seguir, separamos 5 delas para ajudar todo amante da fotografia a produzir retratos memoráveis. Acompanhe!

Dicas sobre como melhorar os retratos

1. Estude a iluminação

Para início de conversa, entender como um simples retrato é feito exige um pouco mais de desprendimento por parte dos profissionais da área. É preciso ir além e estudar não apenas os grandes nomes da fotografia de retratos, mas vasculhar os mestres da pintura. Sim, isso mesmo!

A pintura realista ensina muito sobre iluminação, basta lembrar que, antes da descoberta da máquina fotográfica, a única forma de retratar dependia da arte dos pincéis. Hoje, tudo o que você precisa fazer — e não é tão fácil — é observar as fontes de luz para adaptar ao seu propósito.

O flash e a luz solar direta são fontes duras e não recomendadas para retratos mais suaves. Quem busca a suavidade, com uma gradação entre as áreas claras e as sombras, deve optar por fontes indiretas, como a luz que penetra através de janelas, o que permite um controle maior das zonas de sombra dentro do ambiente.

Outro recurso para suavizar é usar um flash com um modificador de luz — softbox — ou disparar através de uma sombrinha. De qualquer modo, sempre será necessário analisar a iluminação do local antes de começar a retratar.

2. Fique atento à composição

Se quiser dar mais impacto às suas fotos, faça uma composição correta. Um erro muito comum é o excesso de espaço acima da cabeça. Para evitar isso, enquadre de forma a manter os olhos no terço superior do seu quadro. Por exemplo: se o sujeito estiver numa posição ligeiramente voltada para uma das laterais, você precisa criar mais espaço na frente que na parte de trás.

Essa zona existente na frente do modelo é denominada “espaço ativo”, e os retratos que respeitam essa norma funcionam muito melhor, uma vez que garantem mais equilíbrio e harmonia ao todo.

3. Configure a câmera

O segredo de um retrato marcante está na profundidade de campo superficial que ajuda a desfocar o fundo, pois a atenção permanece voltada ao assunto e elimina as distrações do cenário. A maneira mais prática de usar esse artifício é priorizar a abertura — A ou Av nas opções modo da câmera.

Feito isso, selecione a configuração de abertura, que permite um controle de velocidade do obturador a fim de oferecer uma exposição balanceada. Cada câmera oferece uma configuração diferente, e muitos fotógrafos entendem que a lente 50 mm f/1.8 é perfeita para retratos, portanto uma excelente alternativa para expandir o seu kit.

4. Explore as expressões

Uma expressão marcante é tudo em retratos, mas o impacto tem de ser positivo, no mínimo impressionável. É muito importante que a imagem do modelo consiga comunicar ideias, emoções, enfim, levar o observador para dentro da foto. Infelizmente, não são todas as pessoas que conseguem “falar” com a câmera com a devida desenvoltura e é nessa hora que você precisa interagir.

5. Faça interações

Conexão é a palavra mágica para qualquer coisa na vida e, num ensaio fotográfico, é o diferencial para o sucesso dos retratos. Se houver empatia espontânea entre o fotógrafo e o fotografado, está tudo certo, a sessão fluirá, as fotos ficarão magníficas e o cliente sairá plenamente satisfeito. Do contrário, o profissional precisa dar um empurrãozinho e interagir com uma conversa descontraída, deixando a pessoa à vontade e relaxada.

As dicas que listamos aqui deixam claro que as estratégias para melhorar os retratos durante uma sessão de fotos não se resumem aos aspectos puramente técnicos. Humanizar o trabalho é extremamente importante para garantir um bom resultado.

E você, tem alguma dificuldade para fazer trabalhos interessantes com retratos? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas dicas de perto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo