Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Conheça 8 tipos de papel fotográfico!

Conheça 8 tipos de papel fotográfico!

Você sabia que existem diferentes tipos de papel fotográfico disponíveis no mercado? Conhecer e saber identificar as particularidades de cada um é interessante para profissionais que trabalham com impressão de imagens, principalmente para os fotógrafos.

A escolha do papel adequado influencia diretamente no resultado final do seu trabalho, abrindo portas para que você trabalhe sua criatividade com maior liberdade e segurança. Um bom papel define a qualidade de impressão de uma imagem, passando maior credibilidade e profissionalismo para o material entregue aos seus clientes.

Pensando nisso, listamos 8 tipos de papel fotográfico, de acordo com a tecnologia utilizada em sua fabricação e o brilho disponibilizado. Confira!

1. Tecnologia utilizada

Embora essa etapa seja ignorada pela maioria das pessoas, conhecer o processo de fabricação dos papéis fotográficos é essencial para identificar o tipo de tecnologia utilizada. Assim, é possível fazer a escolha conscientemente, entendendo como cada uma vai influenciar na sua foto impressa.

Conheça abaixo os principais tipos de papéis fotográficos e saiba como acertar no modelo das suas próximas impressões:

1.1 Papel Coated

Em tradução livre, coated significa revestido. Sendo assim, esse tipo de papel apresenta um revestimento próprio e característico. Em razão dessa particularidade, esse modelo é considerado nobre e encontrado em preços maiores que os demais modelos.

O papel coated conta um número maior de camadas de revestimento do que um papel comum, proporcionando dessa forma uma maior nitidez para as imagens. Sua textura é mais porosa e perceptível.

1.2 Papel Cast Coated

Muito similar ao papel coated, o cast coated se destaca por possuir uma camada brilhante adicional às camadas de revestimento, dando mais vivacidade as suas fotografias. O modelo tem baixa densidade e só é encontrado em gramaturas menores.

Além disso, nesse papel o tempo de secagem das tintas de impressão a base de água é menor, graças a característica absorvente do seu revestimento.

1.3 Papel Nanoporous

Como o próprio nome já sugere, o papel nanoporous tem minúsculos poros em sua composição. Por conta disso, a superfície é a mais lisa encontrada entre os papéis fotográficos, oferecendo ainda mais qualidade para as imagens.

Ao produzir imagens muito próximas a realidade, esse modelo de papel é o mais indicado quando o assunto são as propriedades do acabamento final, gerando um resultado incrível nas imagens.

1.4 Papel Microporoso

Um dos melhores tipos de papel fotográfico, o microporoso tem rápida absorção de tintas corante e pigmentada, oferecendo maior contraste de cores, riqueza de detalhes e grande qualidade das imagens.

Esse modelo é denso e pode ser encontrado em qualquer gramatura. Apesar do seu custo ser maior, ele oferece maior liberdade na escolha de acabamentos, alta capacidade de brilho e maior resistência à água, sendo o mais indicado para a impressão de fotografias.

2. Brilho do papel

Além da tecnologia utilizada na fabricação do papel, existem diferentes tipos de brilho disponibilizados para os papéis e capas fotográficas. Antes de comprar, é muito importante saber qual é a diferença entre cada um deles, de forma a valorizar ainda mais o seu trabalho. Conheça as principais opções:

2.1 Papel Brilhante

Um dos papéis mais indicados para retratos e fotografias com cores fortes, o papel brilhante tem um excelente acabamento e destaca todos os detalhes da imagem.

Sua principal desvantagem são as marcas de impressões digitais que podem ficar aparentes no papel quando a fotografia é manuseada. Por isso, esse modelo não é indicado para álbuns ou outros formatos que deixem as imagens soltas, com risco de colarem umas nas outras, a menos que seja usado um plástico de proteção.

2.2 Papel Semibrilhante

Também conhecido como papel acetinado, o papel semibrilhante tem um brilho menos intenso e espelhado, como o fosco. Dentre os vários tipos de papel fotográfico, ele é o mais recomendado para ser usado em porta-retratos, pois a sua textura evita que o papel cole no vidro, estragando a imagem.

O papel semibrilhante pode ser usado em projetos especiais e é encontrado em duas categorias distintas, os papéis lustrosos e os acetinados.

2.3 Papel Fosco

O papel fosco tem alta resolução de impressão e é o mais recomendado para fotografias em preto e branco, valorizando ainda mais a pigmentação da imagem. Esse tipo de material é o mais barato em relação aos outros papéis, devido à ausência de brilho no acabamento.

Graças a porosidade do papel, os álbuns e fotolivros mais modernos podem ser facilmente encontrados com esse formato de impressão. Isso porque o papel fosco sofre menos impacto com as marcas de dedo e é o material ideal para ser manuseado frequentemente.

2.4 Papel Diferenciado (fineart)

O papel diferenciado é o ideal para quem quer fazer trabalhos específicos, como imprimir imagens no formato foto tela ou realizar exposições. Esse tipo de material possui gramatura, definição e acabamento geralmente superior às demais opções.

Além das características citadas, o papel fotográfico também pode ser diferenciado pela sua gramatura, que indica o peso do papel em gramas e define a resistência das camadas. Quanto maior for a gramatura, mais denso e rígido será o material.

A essa altura você deve estar se perguntando “mas, afinal: qual papel devo usar para que minhas fotos fiquem mais bonitas?” A resposta é simples: Depende! Existem muitos itens disponíveis, mas os fabricantes de papéis e impressoras recomendam que, para chegar a um bom resultado, você use o papel indicado para a impressora da sua encadernadora.

Na dúvida, a melhor opção é sempre optar por fazer as suas impressões com uma empresa especializada no assunto, como a Indimagem, que utiliza os melhores insumos do mercado e vai te oferecer todo o suporte necessário para imprimir seu trabalho e imagens.

Legal, não é? Como você pode perceber, existem diferentes tipos de papel fotográfico e eles vão influenciar diretamente na qualidade e resultado final da sua impressão. Mas pra que você não precise se preocupar tanto com isso, a Indimagem conta com o que há de melhor no mercado de impressão, então conte sempre com a gente para ter impressões incríveis.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre os tipos de papel fotográfico mais indicados para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo