Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Conheça as vantagens de fotografar em dias nublados

Conheça as vantagens de fotografar em dias nublados

Céu azul e sol brilhando. Esse costuma ser o nosso tipo de paisagem favorita, não é mesmo? Mas haverá dias em que isso não vai acontecer e que o céu estará nublado. E digo mais, é bem provável que isso ocorra quando você tiver um ensaio marcado.

Não ache que estou rogando praga, não, porque, na verdade, isso pode ser até muito bom. Fotografar em dias nublados tem algumas vantagens que a maioria das pessoas não percebe, mas que, para os fotógrafos, é uma maravilha.

Descubra agora por que fotografar em dias com o céu todo branquinho pode ser ótimo para o seu ensaio! Confira as principais vantagens de fazer fotos nessas condições.

Luz suave

Uma grande vantagem de fotografar em dias nublados é a natureza da luz, que é bastante suave e difusa. A presença das nuvens no céu funciona como um gigante difusor da luz do sol, portanto quanto mais nublado o dia, sem contar nuvens de chuva, e sim as branquinhas, mais uniforme a luz será. Isso facilita muito o nosso trabalho, porque torna a fotometria bem mais simples.

Só tome cuidado para não deixar as fotos muito sem vida. Assim, procure as cores do ambiente e evidencie-as. Se achar que as fotos estão frias demais, adicione uma cor na pós, você verá o charme que aparenta. Aproveite as sombras suaves também para focar mais nos detalhes e fazer “close-ups”.

Temperatura agradável

Sendo o Brasil um país tropical, de maneira geral, os dias de sol aberto são muito quentes. Se for no verão, então, as pessoas que estão dentro do mar estão felizes, já você, que está na praia fazendo fotos, está sofrendo um pouquinho.

Assim, os dias nublados também são ótimos pelas temperaturas mais amenas, o que torna o trabalho mais agradável.

Uniformidade da luz durante o dia

Em dias de céu aberto, a luz varia bastante a cada hora. Tem os momentos de ouro nos extremos, ao nascer e pôr do sol, o momento em que o astro-rei está a pino entre as 11 e 14 horas e até nos outros intervalos ele está sempre variando de intensidade e posição. Dias assim requerem bastante atenção do fotógrafo, que deve ajustar o seu equipamento a todo momento.

Em dias nublados, isso não é necessário. Como as nuvens funcionam da mesma forma que um grande difusor, a luz se mantém uniforme durante a maior parte do dia, mesmo com toda a variação de intensidade e posição do sol.

Menos infraestrutura

Como a luz é muito suave e uniforme nessas condições climáticas, o fotógrafo precisa de menos infraestrutura para fazer boas fotos. Rebatedores, flashes e tripés são dispensáveis, podendo ser usados apenas para fazer alguma foto especial e algum outro tipo de efeito. Portanto, se você é um iniciante no ramo, procure um dia nublado que as suas chances de ter um excelente resultado são maiores.

Como deu para perceber, não é necessário desmarcar o ensaio se o dia amanhecer nublado. Na verdade, essa pode ser até uma ótima oportunidade para você testar coisas novas. E então, mudou de percepção quanto a fotografar em dias nublados? Deixe um comentário aqui embaixo contando para a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo