Conheça a incrível carreira do fotógrafo de festa infantil

Tempo de leitura: 6 minutos

Atuar como fotógrafo de festa infantil é uma profissão que cresce cada vez mais no mercado segmentado. De fato, os pais priorizam guardar boas imagens dos pequenos em um momento tão importante na vida da família. Como acontece nos mais diversos setores a busca por um especialista é uma constante também na fotografia. Os pais se encantam com os trabalhos bem feitos, divulgados e altamente especializados dos novos fotógrafos infantis.

O segredo para ter sucesso está em conhecer as preferências do público e se preparar adequadamente. Em função disso, destacar o trabalho da concorrência se torna simples por mostrar um olhar apurado que capta toda a diversão de completar mais um ano de vida. Esse é o papel de um especialista na área e queremos mostrar para você aqui quais os diferencia para se tornar um.

Quer saber mais? Vamos entender como funciona a incrível carreira de fotógrafo de festa infantil. Acompanhe!

Conheça detalhes sobre o trabalho do fotógrafo de festa infantil

Equipamento necessário para o trabalho

Assim como os fotógrafos dos mais diferente nichos, o profissional que deseja se destacar na fotografia de festa infantil precisa ter bastante atenção com o equipamento escolhido e suas configurações. Isso porque o trabalho exige um olhar criativo e sutil na hora de captar as expressões tanto dos convidados quanto do aniversariante. O mais importante é ter consciência de que durante as brincadeiras o deslocamento costumam ser muito rápido. O conhecimento pleno das funcionalidades e limitações do seu equipamento é imprescindível para que não se perca nenhum dos momentos chave.

No início, cogite deixar a câmera no automático para não perder nada ao mexer nas configurações. A ação costuma ser rápida e as brincadeiras, sorrisos e gargalhadas podem não acontecer mais de uma vez. Esteja atento e saiba como lidar com TODAS as configurações da sua câmera, especialmente o foco.

Obviamente não se trata de um evento esportivo, por isso não se faz necessária uma câmera que dispare muitos cliques por segundo. Em contrapartida, optar por lentes rápidas e versáteis pode ser uma boa opção. Pense na possibilidade de adquirir uma objetiva zoom com grande abertura como por exemplo as famosas 17-50 f:2.8. e 24-70 f:2.8, uma vez que elas são muito versáteis servirão para o evento como um todo.

Outra boa ideia é levar com você uma almofada, já que também será necessário ajoelhar várias vezes durante o trabalho para interagir com os pequenos. Outra questão importante envolve ter uma câmera reserva, cartões de memória, baterias, e uma lente (nem que seja a do kit mesmo) extras na bolsa para o caso de uma pane de qualquer tipo. Pode até parecer exagero à primeira vista, mas acredite em mim… Em algum momento isso vai acontecer e esses equipamentos sobressalentes farão toda diferença no resultado. Seu cliente não quer saber se a sua câmera apresentou um problema ou não.

Características do profissional

Para realizar a fotografia infantil é preciso ser mais do que ser um bom fotógrafo. O motivo é que interagir com crianças exige criatividade, delicadeza e paciência. Ter paixão pelo que faz se mostra como um fator determinante, já que diferentemente dos adultos, nem sempre os pequenos estão dispostos a colaborar com as fotos. Estude como interagir com as crianças e, se possível, leve um brinquedo inusitado para lhes chamar a atenção. Se dar bem com os pequenos é o primeiro passo.

Além disso, também se torna necessário ter empatia para se colocar no lugar dos pais. Mesmo que você não tenha filhos, faça um esforço para compreender porque é tão importante ter imagens que registrem toda a alegria desse grande dia. No futuro, certamente, suas imagens serão usadas para contar boas histórias de família.

Sabendo disso é essencial que você compreenda que deverá organizar algumas coisas durante o evento, atuando quase como um cerimonialista. Organizar as pessoas para as fotos protocolares, incentivar criança para que brinque e interaja com os amiguinhos, propor fotos extras com padrinhos, avós e outros familiares importantes são somente algumas das atribuições extras que você deverá assumir ao optar por clicar esse tipo de evento. Entenda que é sua responsabilidade fazer com que a lembrança do evento seja memorável e você não deve fugir da mesma.

Desafios da profissão

Saiba que gostar de crianças já é meio caminho andado para ganhar credibilidade no mercado. Afinal de contas, essa característica facilita bastante o trabalho e ajuda na escolha dos contratantes. Ingressar, de modo geral, no meio de festas infantis se mostra como um desafio por conta da alta concorrência. De toda a forma o relacionamento ainda é o maior diferencial e vai te colocar como primeira opção na cabeça dos clientes se você souber como lidar com as pessoas durante os eventos.

Atualmente, existem muitos fotógrafos que direcionam esforços para as últimas tendências que são o pré-wedding e a fotografia newborn. Uma boa dica, nesse caso, é investir em fidelização dos clientes. Muitos desses fotógrafos não fazem cobertura de festas infantis e uma parceria pode ser de grande valor para encher a sua agenda.

Preparo para tirar boas fotos

O ponto-chave para tirar boas fotos de festa infantil é compreender que as crianças são espontâneas. Um sorriso durante uma brincadeira, por exemplo, tende a ficar muito mais bonito do que em uma imagem posada. Por isso, se preparar adequadamente agrega muito valor ao trabalho oferecido e destaca seu nome da concorrência.

Tenha em mente que acompanhar a energia dos pequenos não é uma tarefa fácil. Um dos grandes diferenciais está em ter preparo físico e conhecer o universo do aniversariante e algumas particularidades de sua família sem deixar de lado o nome dos amiguinhos. Assim, fica muito mais simples criar um ambiente confortável para que todos proporcionem bons momentos diante das lentes. Entenda as necessidades dos pais e procure atender a todas elas, lembre que são eles que vão indicar você para novos trabalhos.

Pronto! Agora você já conhece alguns detalhes interessantes da carreira de fotógrafo de festa infantil. Lembre-se que em uma ocasião como essa existe apenas uma chance de fazer boas imagens. Sendo assim, se possível tenha um contato prévio com a criança e a família para avaliar como eles se sentem na presença das câmeras. Como resultado, a qualidade dos registros será muito mais bonita com toques emocionantes.

Gostou das informações do artigo? Então, aproveite para ler também sobre como fotografar crianças em movimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *