Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Descubra como fotografar smash the cake da melhor maneira

Descubra como fotografar smash the cake da melhor maneira

Existe coisa mais natural para uma criança de 1 ou 2 anos do que se atirar para cima do bolo de aniversário ao se ver diante dele? O registro de uma cena como essa não poderia ser mais divertido e original. Mas para ficar interessante é preciso entender como fotografar smash the cake do jeito certo. Afinal, já diria aquela grande marca de sabão – “Se sujar faz bem” – hahahahah

Em tradução literal, esse termo significa amassar o bolo. A ideia é deixar a criança à vontade para brincar com o doce do jeito que ela quiser enquanto você registra tudo. Parece algo simples, mas requer alguns preparativos a fim de garantir um resultado legal. Entenda que, em se tratando de fotografias infantis, a coisa nunca é tão simples quanto parece.

Para ajudar você a executar essa missão da melhor forma, selecionamos algumas dicas e sugestões básicas. Acompanhe e divirta-se!

Dicas sobre como fotografar smash the cake

O tempo certo

Entenda que “amassar o bolo” é o ponto alto do ensaio e não o ensaio todo, por isso, procure fazer algumas fotos mais “normais” antes da brincadeira começar. Crianças mudam consideravelmente de um mês para o outro, então, mesmo que você já tenha registrado esse pequeno a poucos meses atrás… Nunca deixe de fazer mais alguns cliques, a mamães adoram.

Monte o cenário ideal

O local escolhido para esse momento de experimentação livre pode ser em casa, mas não se esqueça de reservar acessórios e produtos de limpeza para minimizar a baguncinha. Escolha um canto da casa com um trecho de parede ou de chão livre de objetos para compor um cenário clean, de preferência próximo à janela para aproveitar a luz natural. Uma boa dica é se utilizar de uma lona plástica ou algo do gênero para que a sujeira não se espalhe, afinal você não pretende fazer somente uma tomada de fotos com a criança não é?

Ao ar livre, o resultado pode ficar ainda mais interessante, já que a luz do sol contribui com imagens despojadas e a criança pode brincar livremente. Parques são boas opções e você pode usar uma manta neutra ou em cores que conversem com o bolo. Aqui sempre fica a dica dos insetos, lembre que doces os atraem e algumas crianças podem ser alérgicas. Cuidado especial com abelhas e formigas.

Para esse tipo de ensaio, é legal deixar o ambiente muito fofo, colorido e convidativo. A criança precisa ser atraída para as coisas ao seu redor, principalmente o bolo, que deve ser o centro das suas atenções. Decore com acessórios infantis, balões, bandeirinhas, bichinhos de pelúcia e o que mais estiver de acordo com o conceito usado.

Crie um sentido para o ensaio

Particularmente eu sempre procuro dar sentido para tudo o que fotografo. Isso garante que aquele trabalho seja visto como algo essencial e realmente faça parte da historia da vida da família, não é bonito? Quer saber como dar um sentido especial para esse ensaio? E se você combinar com a mamãe o seguinte…
“Que tal o nosso ensaio ser o primeiro contato que o pequeno tem com esse tipo de guloseima?”
Imagina que máximo se aquela criança nunca tivesse tido contato com um bolo e isso acontecesse ali, bem em frente a sua câmera? Tenho certeza que o sentido do ensaio seria todo especial.

Providencie o equipamento fotográfico certo

Para não perder nenhum detalhe curioso, tenha em mãos o equipamento adequado e use lentes que contribuam com isso, como a 50mm f/1.4 e outras versáteis para cliques menos detalhistas, como a 24 – 70mm f/2.8 ou equivalente. Particularmente eu sempre prefiro optar por uma lente zoom versátil (como a 24-70), porém sabemos que o preço desse tipo de equipamento nem sempre os torna viável. De toda a forma procure ter, pelo menos, uma lente que garanta um fundo com um mínimo de desfoque.

Usar tripé favorece a captura de detalhes com uma precisão muito maior, mas isso pode ser inconveniente e impedir que você consiga ótimos cliques quando o bebê estiver se movimentando bastante, o que é frequente e normal nessa idade. Nesse caso, você pode usar o equipamento para integrar o cenário, amarrando balões e bandeirinhas para dar ainda mais vida e originalidade às fotos.

Tenha cuidado com o tempo do ensaio

Crianças pequenas têm um ritmo próprio e podem se cansar facilmente, além de fazerem muita bagunça. Por isso, esses ensaios não duram muito — entre 1 e 2 horas. No início da sessão, a prioridade é o envolvimento com o ambiente e o fotógrafo, para fazer o pequeno se sentir mais confortável em um local diferente. Depois, começam os cliques com os pais e a interação com o bolo, que dura em torno de 20 minutos, o tempo necessário para capturar o máximo da experiência do bebê.

Capte cada reação da criança

Durante esse tempo relativamente curto, para que o ensaio cumpra o seu diferencial, é importante registrar todas as reações da criança, sem exceção. Fotografe tudo em diversos cliques, desde a expressão do bebê ao ver o bolo pela primeira vez até o final da folia com a guloseima. Para não perder nada, é bom providenciar a montagem do cenário antes da chegada do pequeno e garantir o impacto do primeiro contato e os olhares de curiosidade.

O bolo é o último a ser colocado no local e, quando o bebê chegar, é interessante acompanhar todo o trajeto dele até o alvo principal e seu contato com tudo ao redor.

Não esqueça que as fotos da criança limpa, no início do ensaio são importantes mas não podem durar tanto tempo a ponto de tirar o impacto do momento crucial. Depois disso, a farra da brincadeira com o doce deixará o bebê cansado e sem disposição para colaborar com mais cliques.

Viu como fotografar smash the cake pode ser divertido? Com organização e planejamento é possível captar cenas memoráveis e espontâneas.

Gostou das dicas? Então, para ficar por dentro de mais conteúdos como este, nos acompanhe no FacebookInstagram e YouTube e saiba muito mais sobre fotografia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo