Fotografia infantil: o que você precisa saber para acertar em cheio

Tempo de leitura: 5 minutos

A fotografia é uma das formam mais populares de congelar um instante. Na percepção dos pais, a fotografia infantil é uma maneira de eternizar seus filhos na fase mais pura de suas vidas. Se você foi contratado para esse momento, saiba que vai precisar de muita sensibilidade para conseguir boas fotos.

Antes de sair puxando a câmera da bolsa para registrar as famílias por aí, é importante conquistar a garotada, por isso, tenha como diferencial a criatividade e os encante.

A fotografia infantil pode ser um excelente método para divulgar seus trabalhos como fotógrafo profissional. Comece sua carreira criando um portfólio com crianças da família, por exemplo, e depois vá captando outros clientes. Para decolar nesse meio, continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber para deslanchar nesse lucrativo mercado.

Como fazer uma ótima fotografia infantil

Envolva a família

Os melhores ajudantes que nós temos na fotografia infantil são outros membros da família que não a criança. Eles são ótimos em distrair, cantar as músicas preferidas ou fazer o bebê dar uma boa gargalhada.

Sempre que possível inclua o próprio familiar nas foto, isso pode acabar rendendo uma vendinha extra e ainda faz com que eles se sintam importantes e valorizados.

Envolver a família e registrar os momentos juntos também vão lhe garantir bons cliques. Nesses instantes, esteja preparado para focar nos olhares e sorrisos juntos, eles sempre dão ótimas imagens. Com o seu ótimo olhar de fotógrafo, você vai encantar os demais familiares e, assim, quem sabe não marca um ensaio com eles também?

Faça fotos Life Style

Já pensou em registrar a criança em meio aos seus próprios brinquedos? Ou no próprio jardim com os cachorros? Mais uma técnica para inserir a família nas fotografias é sugerir o ensaio “Life Style”, que nada mais é do que o acompanhamento diário da família em casa. Você vai registrar o que pode parecer simples, mas que no futuro vai virar uma memória linda.

Esse tipo de ensaio está em alta, possui valor agregado além de render fotos lindíssimas e exclusivas para o seu portfólio. Aposte nesse tipo de ensaio para se desafiar e treinar o seu olhar nos mais diversos ambientes.

Produza ensaios ao ar livre

Assim como as fotos Life Style, também é possível criar ótimas imagens ao ar livre. Aqui você não precisa necessariamente montar um cenário, apenas deixe a criança solta. Para isso, procure por lugares atrativos, como pracinhas ou parques de diversão. As cores dos parques, os balões e os brinquedos vão dar muita vida às suas imagens, experimente.

Tome muito cuidado com os fundos das suas fotos porque um simples automóvel pode tirar todo o encanto de uma praça ou parque. Acredito que esse é o maior desafio para quem deseja fazer fotografias infantis com um aspecto realmente profissional. Aqui vale uma dica: Use uma lente tele, de preferência bem rápida para conseguir efeitos de desfoque que minimizarão esse problema.

Seja rápido e capture o melhor

Durante todo o ensaio de fotografia infantil, você precisa usar a câmera com uma velocidade rápida, pelo menos 1/250. Assim vai conseguir pegar os movimentos rápidos do bebê ou de uma criança que estiver correndo ou pulando. Envolva os pequenos em brincadeiras e esteja atento aos seus passos, para conseguir pegar, antes que eles se mexam, um ângulo diferenciado. Usar o modo contínuo da câmera também garante uma sequência legal de movimentos.

A sua velocidade no clique vai depender muito do seu traquejo com o equipamento, quantidade de luz disponível e também estará diretamente relacionado com a lente que você escolheu para o ensaio. Mais uma vez a dica: Aposte em uma lente rápida (com grande diafragma) para conseguir altas velocidades em todas as situações.

Use a criatividade

Antes de sair fotografando a criança, tenha um briefing do que ela gosta, como personagens ou brincadeiras, assim você pode montar cenários especiais em casa, na rua ou até no seu estúdio. Já para as crianças maiores, leve até elas jogos e brincadeiras atuais ou tente transformá-las no super-herói favorito delas. Desse modo, você conquista a amizade da criançada e ainda faz fotos diferentes.

A amizade com a criança é essencial para que ela demonstre quem realmente é na frente da sua câmera. Uma dica muito bacana é conversar com ela e pedir quais são as suas brincadeiras favoritas, o que ela quer ser quando crescer… Deixe que a criança fale vá instigando cada vez mais para que ela se solte.

Além disso, tenha referências de outros fotógrafos e envolva os pais nas ideias. Seja criativo também na edição das suas imagens. Fotografias infantis vão bem com cores mais quentes aplicadas em conjunto com grande nitidez. Aproveite essa possibilidade e brinque com o balanço de branco e a saturação.Na hora da venda, a edição é essencial.

Por fim, lembre-se de que as crianças não costumam ter muita paciência em ensaios muito posados, portanto, use todo seu potencial para atraí-los, envolva a família, os brinquedos preferidos e deixe tudo o mais leve possível.

Todo esforço vale a fotografia infantil. Estar atento e captar aquele sorriso lindo ou um olhar apaixonado para os pais vai fazer toda a diferença no álbum e é você o responsável por eternizar esses lindos momentos em família.

Gostou do nosso artigo? Então, curta nossa página no Facebook, assim você fica por dentro das dicas sobre fotografia e pode se destacar nesse mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *