Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Fotos do verão: confira 4 ideias criativas para arrasar na estação

Fotos do verão: confira 4 ideias criativas para arrasar na estação

O ano começa com a estação mais quente de todas, o verão. Os dias parecem ser mais longos por causa do aumento da incidência do sol que, dependendo da região, se põe cada dia mais tarde. Dá para aproveitar mais a praia, o campo e qualquer outro passeio. E como bom fotógrafo, que tal produzir algumas fotos de verão?

Essa também é uma época bem propícia para relaxar, né? A praia fica mais convidativa a gente ganha uma dose extra de disposição para conhecer novos lugares. E na sua companhia está a câmera. Então, aproveite essa época do ano para treinar o seu olhar fotográfico e experimentar novos cenários.

Confira essas 4 ideias criativas para arrasar nas fotos de verão.

1. Aproveite o sol do meio-dia para tirar fotos do alto

O verão também é uma época que a gente costuma viajar e conhecer novos lugares. Em muitos deles, existem mirantes de onde a gente pode ter uma vista privilegiada da região. Aproveite o sol forte do meio-dia para visitar esses lugares e produzir as suas fotos, pois a luz solar cria menos sombra e permite um visual incrível.

Se o lugar que você estiver visitando for alto demais e tiver proteção de vidro, não fique acanhado. Use um filtro polarizador (CPL) para diminuir o reflexo e conseguir capturar tudo o que estiver vendo. Esse mesmo filtro também pode ser usado quando estiver, por exemplo, em avenidas com muitos prédios espelhados.

2. Faça as suas fotos de verão em novos lugares

Os lugares costumam mudar assim como as estações do ano. Aproveite o verão para descobrir novas locações para as suas fotos. Vá com companhia para que vocês testem ângulos, incidência de luz, sombras e os elementos do lugar. Desse modo, você consegue sair do senso comum e produzir fotos mais originais.

Vale a pena fazer uma boa pesquisa na internet, como no Instagram, e descobrir como as pessoas enxergam os lugares — principalmente os turísticos. Quando você produzir uma foto diferente das que são feitas, serão maiores as chances de atrair mais atenção nas redes sociais e valorizar o seu trabalho.

3. Use linhas guias naturais para compor suas fotos

Você que já conhece todas as regras de composição pode aproveitar esse conhecimento para produzir fotos do seu verão. Na beira de uma praia, por exemplo, use aqueles coqueiros que ficam tortos por causa do vento como uma linha guia natural. O mesmo vale para a linha do horizonte, em um belo pôr do sol.

A natureza ou as obras construídas por humanos também podem servir de linhas guias naturais, como uma pequena estrada no meio da floresta, a borda de um lago e até as curvas de um museu. Permita-se contemplar o lugar em que estiver para treinar o seu olhar fotográfico, usando os elementos dele para compor suas fotos.

4. Use a longa exposição para fotos incríveis de dia

O sol está a pino, então a velocidade da câmera deve ficar sempre alta, certo? Essa é a lógica que todo mundo usa, por isso você pode surpreender caso vá contra ela.

Por que não fazer fotos em baixa velocidade durante o dia? Marcando o movimento das pessoas, galhos ou ondas? Reduza o ISO para o mínimo, feche o máximo do obturador e teste velocidades abaixo de 1/30. Se ainda assim ficar muito claro, você só precisa de um bom filtro de densidade neutra (ND). Tem alguns com bom preço na web. Esse filtro serve como óculos escuros para a sua câmera e ajuda a reduzir a quantidade de luz que entra — permitindo que o obturador fique mais tempo aberto.

E nem precisa de tripé. Use a criatividade para encontrar bons apoios para a sua câmera. Pode ser o banco de uma praça, a mureta da orla ou qualquer outro lugar que ofereça firmeza e segurança.

As fotos de verão podem ficar incríveis se você seguir as dicas deste artigo. Aproveite a estação mais quente do ano e coloque em prática todo o seu conhecimento. Ela pode render cliques excelentes que vão contribuir com o seu portfolio e alimentar as redes sociais, deixando o seu trabalho ainda mais conhecido.

Compartilhe as dicas deste artigo nas suas redes sociais e marque os seus colegas fotógrafos. Aproveite para chamar a galera e juntos explorarem novos lugares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo