Por que a venda sinestésica aumenta o lucro do meu negócio?

Tempo de leitura: 5 minutos

A venda sinestésica é hoje um verdadeiro divisor de águas no mundo da fotografia. Ela consiste, basicamente, em explorar os cinco sentidos do cliente e fugir do comum com bastante criatividade.

Esses gatilhos sensoriais podem trazer de volta um momento feliz na memória. Por exemplo, o cheiro do perfume da avó que remete imediatamente à infância. Dentro desse contexto, tudo gira em torno de criar uma estratégia de marketing segmentada e que estimule as emoções do comprador. Essa prática agrega valor instantaneamente e te destaca de imediato da concorrência.

Bora saber mais sobre o assunto? No post de hoje, mostro por que essa tal “venda sinestésica” aumenta os lucros. Acompanhe!

Ahhh, recomendo fortemente que você assista ao vídeo que gravei para o canal do Fotologia no Youtube falando sobre o assunto.

Entenda porque a venda sinestésica é capaz de elevar o lucro da sua empresa

Criação de uma nova abordagem

Em primeiro lugar, é preciso apostar em um conceito diferente de abordagem: ao adotar a venda sinestésica, a fotografia passar a ir muito além da simples oferta de um produto em troca de pagamento em dinheiro. Tenha em mente que qualquer profissional de fotografia pode entregar um álbum online com boas imagens. O que faz mesmo a diferença é a forma como você agrega valor ao seu trabalho. Não basta apenas fazer o básico.

Crie um relacionamento com o cliente, convide para escolher e receber as fotos pessoalmente, ofereça um café, capriche na atmosfera do ambiente e pense em cada detalhe. Logo, a partir de conceitos da venda sinestésica, fica mais fácil criar memórias positivas, como trazer cheiros semelhantes ao momento do ensaio ou uma executar uma playlist que se relacione com o lado pessoal.

Obviamente um ambiente bem planejado e pensado no detalhe ajuda consideravelmente na conversão das suas vendas. Quer conhecer um ambiente sinestésico e vendedor? Dá uma olhada nesse outro vídeo em que eu mostro o meu próprio estúdio.

Experiência diferenciada no ensaio

Tenha em mente que qualquer um pode apertar um botão e tirar uma foto. Mas um registro repleto de sentimento em ângulos estratégicos somente um fotógrafo bem preparado é capaz de fazer, não é mesmo? Em função disso, você pode aumentar as vendas usando a experiência sinestésica também durante os ensaios. A grande vantagem, em uma situação como essa, está em fazer com que o momento do registro seja ainda mais inesquecível.

Uma ótima sugestão é aproveitar o pré-casamento para destacar sua criatividade. Faça com que os noivos se sintam como rei e rainha diante das lentes. Fale sobre a vida que os espera sem deixar de lado as situações românticas essenciais que despertam o frio na barriga antes do grande dia.

Lembre de transformar o ensaio em uma experiência diferente e divertida, de forma a fazer com que os seus clientes relacionem as fotos a esses momentos. Ficou confuso? Tem mais um vídeo bacana lá no Youtube onde eu falo sobre o assunto.

 

Capacitação do fotógrafo

A argumentação é o ponto-chave no momento de receber alguém para realizar uma venda. Se você deseja ter o seu próprio negócio na área de fotografia, saiba que esse diferencial te destaca da concorrência em pouco tempo. Muitas pessoas insistem em escolher fotógrafo pelo menor preço e não valorizam a qualidade. Por isso, explore toda a criatividade que existe aí dentro com um discurso sobre seu diferencial na área.

Ao construir um atendimento envolvente e voltado para os sentidos dos seu clientes  o processo de compra acaba sendo facilitado. O valor agregado com uma estratégia de vendas desse tipo é imensurável e você se posiciona de maneira diferenciada, fugindo assim do problema do preço.

Aproveite todo o ambiente de experiência sinestésica para ressaltar as técnicas especiais usadas nas fotos, detalhes que só o seu olhar sensitivo poderia registrar e, consequentemente, fidelizar esse cliente.

Lembre da importância de contar belas histórias, ricamente ilustradas com as duas imagens, esse tipo de narrativa encanta as pessoas e faz com que elas se conectem rapidamente a você.

Atenção completa dos clientes

O mais importante para aplicar com sucesso as técnicas de vendas sinestésica é fazer com que o cliente se desconecte de tudo e preste atenção apenas no seu trabalho. Isso pode até parecer difícil à primeira vista, mas pense na diferença entre receber as fotos pelo computador enquanto faz outras coisas e ver um álbum em um ambiente intimista. Com toda a certeza, a segunda opção apresenta muito mais impacto nas vendas, certo?

Ao recrutar os sentidos para dentro do seu produto, a pessoa se envolve com as imagens e reconhece o valor do trabalho efetuado de maneira eficiente. Dessa maneira, você consegue apresentar tudo o que tem a oferecer para uma audiência disposta a interagir.

Pronto! Agora você já sabe como a venda sinestésica faz diferença no seu trabalho e aumenta o lucro do negócio. Lembre-se: proporcionar uma experiência sensorial ao cliente é uma excelente forma de aumentar a competitividade no mercado sem precisar investir em equipamentos caríssimos ou cursos inacessíveis!

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