Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Saiba como dirigir um ensaio fotográfico com 4 dicas incríveis

Saiba como dirigir um ensaio fotográfico com 4 dicas incríveis

Mais do que estar por dentro dos conceitos e boas práticas da fotografia, para ser um bom fotógrafo de pessoas você precisa aprender também a dirigir o ensaio, a dirigir a cena. Pessoas não são objetos, elas transmitem emoções e sentimentos e é isso que você deseja captar.

Porém, nem sempre os modelos serão tão desenvoltos para chegar a esse ponto sozinhos. Na maioria das vezes, é necessário ter alguém para dirigi-los. Esse alguém, no caso, é você.

O fotógrafo é a pessoa que sabe o objetivo que deve alcançar e também possui a melhor visão de toda a cena. Portanto, mesmo que você não vá ditar poses para o seu modelo, ainda assim é necessário instruir sobre o melhor posicionamento para alcançar uma boa exposição e enquadramento.

Se você não se sente muito preparado para essa tarefa, confira agora quatro dicas para você saber como dirigir um ensaio fotográfico!

1. Apresente segurança

O ensaio fotográfico para pessoas leigas pode ser de muito nervosismo. Afinal, naquele momento tudo está direcionado para ela e depende dela para que dê certo também. Partindo do pressuposto de que o seu modelo já estará inseguro, você não pode estar também, ou não transpareça isso, pelo menos. O fotógrafo deve apresentar muita confiança para as pessoas se sentirem seguras e o resultado ficar muito mais espontâneo.

2. Sugira ações

Quando uma pessoa está sob a mira de uma câmera, ela toma consciência das próprias expressões. Isso não é problema algum para aqueles que são mais desenvoltos e exibidos, no melhor sentido da palavra. Porém, para a maioria das pessoas, isso desencadeia um autojulgamento. Em sua mente ela pensa: “será que tô fazendo direito?”, “será que tô bonita?”, e isso tira toda a espontaneidade.

Para vencer esses pensamentos negativos, sugira ações. Se for uma criança, dê algo para ela brincar. Se for um casal, peça para eles andarem ou lerem algo um para o outro. Enquanto a pessoa se “distrai” no movimento, você capta todas as reações.

3. Seja positivo

Não fique em silêncio durante o ensaio ou ajustando a câmera e olhando para o enquadramento, sem interagir. Dê um feedback contínuo de tudo o que você está fazendo e de como os modelos estão se saindo.

“Isso ficou legal”, “está ficando ótimo”, “essa posição tá linda”. Todo mundo gosta de ouvir elogios. Mesmo se algo não estiver muito bom, não diga isso com essas palavras, seja gentil. “Vamos tentar de outra maneira” é uma forma de não ser grosseiro, mas indicar que algo não está funcionando.

De todo modo, não fale expressões como: “finja que não estou aqui”, “faça o que quiser” ou “aja naturalmente”. Elas não funcionam, pelo contrário, só deixam os modelos mais nervosos.

4. Mostre o resultado

Compartilhe os resultados positivos do ensaio durante o processo. A cada vez que você fizer uma imagem incrível, chame os modelos e mostre. Isso serve de encorajamento e ainda traz mais segurança para as pessoas.

Saber dirigir um ensaio fotográfico é essencial para se profissionalizar no mundo da fotografia. Com as dicas que apresentei aqui, agora você já sabe como dirigir um ensaio fotográfico de maneira mais consciente e trazer mais segurança aos seus clientes. Outra forma de profissionalizar a sua apresentação aos clientes é tendo um mostruário de qualidade. Dessa forma, ele pode sentir nas mãos o resultado do seu trabalho.

Se você deseja melhorar a sua imagem no mercado, entre em contato com a Indimagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo