Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Como posso inovar e fazer fotos criativas em viagens?

Como posso inovar e fazer fotos criativas em viagens?

Chegou o momento de entrar em um avião, abastecer o combustível do seu automóvel ou comprar passagens baratinhas para viajar de ônibus. Todo mundo gosta de conhecer lugares novos e, quem é apaixonado por fotografia, pode aproveitar esses momentos para inovar e fazer fotos criativas em viagens.

Muitos fatores contribuem com esse momento, como o clima diferente do lugar, a cultura do povo, as construções diferenciadas e até o aroma do ambiente. Desse modo, você tem a atmosfera perfeita para fotografar paisagens e monumentos novos, mas precisa ter o cuidado para não cair no na armadilha de usar os mesmos ângulos da maioria.

Continue a leitura e saiba como posso inovar e fazer fotos criativas em viagens.

Pesquise bastante sobre o lugar

Você já definiu as cidades e/ou países que vai conhecer, estabeleceu itinerários, roteiros e as atrações turísticas. Isso é o suficiente? Acredite: não! Para inovar e fazer fotos criativas em viagens, você precisa de um pouco mais de pesquisa sobre o que vai visitar — tanto imagens, quanto informações.

O Instagram é uma excelente rede social que pode ajudar na pesquisa das imagens. Pesquise pelas hashtags e geolocalização de cada um dos lugares, observando as fotos que os frequentadores fazem. Note o ângulo, a qualidade da luz e os detalhes que cada pessoa captura, encontrando a inspiração necessária para imprimir seu estilo de fotografia.

Confira blogs de outras pessoas que já visitaram os lugares em questão, além de sites oficiais que contam as histórias dos monumentos e demais atrações. Essas informações ajudam a treinar seu olhar criativo, observando detalhes que passariam despercebidos se você não as conhecesse.

Aproveite as diferentes condições de luz

É praticamente impossível repetir o mesmo clique em dias diferentes, portanto, em viagens, cada lugar pode ser apresentado de um jeito — com céu nublado, azul, luz contra, a favor ou vindo de cima. E você pode aproveitar ao máximo as distintas condições de luminosidade do seu destino.

Experimente passar no mesmo lugar duas vezes durante o dia. Pode ser aquela atração turística que fica perto do seu hotel, sabe? Observe bem como a luz torna aquele ambiente diferente. Por isso, programe alguns passeios para o nascer e pôr do sol. E se estiver contra a luz, brinque com formas e silhuetas.

Se você gosta de fotografar do alto, como por exemplo a vista de uma cidade, prefira fazer isso próximo ao meio-dia. Como a luz solar vem de cima, ela deixa cada rua, avenida e construção bem demarcada, com o contraste perfeito. Seja amigo das distintas condições de luz e transforme suas fotos com elas.

Mude o ângulo para fazer fotos criativas em viagens

Por que tirar fotos da Torre Eiffel sempre de frente ou de lado, com ela se destacando na paisagem parisiense? Não há dúvidas de que esses são bons ângulos, que favorecem a fotografia e valorizam o momento. O fato é que não são os únicos e você deve sair da zona de conforto para descobri-los.

Sabia que ao redor dela tem um bonito carrossel? Ou que tem árvores que podem ser usadas como moldura para mostrar a imponente dama de ferro? Você também pode sair daquele campo onde todo mundo tira as fotos e buscar novos ângulos nas ruazinhas próximas à torre. De algumas delas, e não direi quais, você uma visão privilegiada.

Quem deseja ser criativo na fotografia precisa ter um olhar mais curioso, além de paciência. Antes de sair apontando a câmera para o objeto ou paisagem, experimente andar um pouco, olhar, testar e descobrir outros ângulos que também sejam favoráveis. Isso ajuda a tornar suas fotos ainda mais inovadoras.

Explore seu equipamento e acessórios

Conhecer bem seu equipamento é essencial para fazer fotos criativas em viagens. Não tenha medo de explorá-lo. Sua câmera pode não ser de última geração, mas tem potencial para capturar imagens que nem você acredita. Por isso, busque vídeos com dicas sobre ela no YouTube e veja como outros fotógrafos usam o mesmo equipamento.

Outra coisa importante que você deve valorizar são os acessórios da sua câmera. São muitos, acredite! Dá para investir em um tripé comum ou aqueles pequenos que podem ser pendurados em qualquer lugar, facilitando determinadas fotografias. E controles remotos ajudam a tirar fotos de longe.

Invista também em diferentes objetivas, se sua câmera for uma DSLR. Filtros para as lentes também são uma boa pedida, pois dão um toque especial às imagens. Um polarizador, por exemplo, pode diminuir a quantidade de reflexo em superfícies com vidros e até o mar, deixando a água com o tom verdadeiro dela.

Admire, não tenha pressa

Você está em um barco no meio dos Fiordes Noruegueses. A paisagem é estonteante, hipnotiza até o turista com mais carimbos no passaporte. Dá vontade de fotografar tudo, filmar a viagem inteira para não perder um registro sequer, não é verdade? Segure esse instinto e aprenda a apreciar o momento.

Em vez de ver as paisagens, monumentos e construções pelo visor da câmera, pare e admire o que está diante de você. Observe os detalhes, lembre da história daquele lugar e deixe que a inspiração tome conta do seu olhar. A partir daí, aponte a lente da sua câmera para o que te chama atenção, desperta seu desejo de fotografar.

Do que adianta pegar um avião, cruzar o oceano e fotografar absolutamente tudo o que vê? Sua fotografia precisa contar uma história e, principalmente, refletir o seu modo de enxergar as coisas. Não seja clichê e muito menos fotografe algo apenas porque outras pessoas estão apontando a câmera para o mesmo objeto.

Imprima sua personalidade nas fotos de viagem

Sabia que dá para contar a história de um lugar por meio da fotografia? Você não precisa fotografar todas as praias da Tailândia para mostrar como o lugar é paradisíaco. Imagens do povo, das comidas, do chão e até da textura dos tecidos ajudam a retratar o modo de vida dos habitantes de um lugar.

Pelo Leste Europeu, por exemplo, você encontra uma coleção de tampas de bueiros espalhadas pelas ruas de incontáveis cidades. Pouca gente nota, mas eles são riquíssimos em detalhes e alguns são mais velhos do que a chegada dos portugueses por aqui. Percebe como um único objeto pode ser maior que ele realmente é?

Para fazer fotos criativas em viagens, você deve imprimir sua personalidade nas imagens. Não copie os demais fotógrafos, mas inspire-se no trabalho deles. Reproduzir um ou outro detalhe ajuda a criar seu estilo, mas o mais importante é o modo como você enxerga um lugar. Pense nisso quando estiver viajando novamente.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe-as nas redes sociais e marca a turma que vai fazer parte da sua viagem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo