Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Como escolher a lente da sua câmera sem errar?

Como escolher a lente da sua câmera sem errar?

No que diz respeito aos equipamentos que um fotógrafo usa, as lentes são, sem sombra de dúvidas, um dos mais importantes. Elas têm muito mais impacto na qualidade da sua fotografia do que qualquer outro item. Mas você sabe como escolher lente de câmera?

Isso é essencial para o seu trabalho. Por isso, vamos mostrar quais são as principais coisas às quais você deve atentar-se na hora de escolher as suas. Vamos lá?

Em qual segmento você atua?

Aquilo que você está fotografando influencia muito na escolha da lente. Segmentos diferentes da fotografia têm demandas diferentes, por isso, esta ou aquela lente são mais ou menos indicadas.

Se você está começando agora, precisa primeiro experimentar para saber em qual segmento realmente quer atuar. Muitos fotógrafos iniciantes têm a certeza de que querem trabalhar com determinado nicho, mas é só depois que vivenciamos o trabalho que é possível saber se gostamos ou não dele.

Portanto, teste! Convide amigos para fazer ensaios de portfólio, procure outros fotógrafos e peça para acompanhá-los, teste a rotina de diferentes tipos de fotografia e veja qual é aquele que você gostou de verdade.

Quais são as suas necessidades?

Depois, pense no trabalho e nas fotos que vai querer e precisar fazer. Isso vai ajudar muito na escolha da lente. Vamos supor que você queira fazer fotografias urbanas. Clicar cidades, capturando a beleza de seus modernos prédios ou casinhas antigas, exige que você tenha um campo de visão maior.

Já para quem quer atuar com fotografias newborn e fazer fotos mais aproximadas, mostrando os cílios, olhinhos ou outros detalhes do bebê, uma lente macro é a ideal. Mas, não é possível então fazer fotos de cidade com uma 35 mm? É claro que sim!

No entanto, você terá um pouco mais de dificuldade para enquadrar a sua cena e produzirá fotografias diferentes, usando outros processos. Isso não significa que está errado. Por isso, lembre-se: não existem lentes certas ou erradas. Cada uma vai oferecer elementos e produzir resultados diferentes — a escolha depende do seu objetivo.

Qual é a qualidade da lente?

Uma lente é um equipamento de alto investimento. E, nesse sentido, comprar barato não significa comprar bem. Isso porque o preço das lentes reflete a qualidade dos materiais com os quais ela foi confeccionada — o que pode impactar diretamente nos resultados da sua fotografia.

Por isso, antes de comprar, pesquise bastante sobre os materiais utilizados na lente e seu fabricante. A internet nos ajuda muito nesse sentido. Investigando um pouco, conseguimos descobrir muito sobre a qualidade do equipamento que desejamos. Além disso, uma boa lente é um ótimo investimento, pois ela pode durar uma vida inteira.

Em contrapartida, também não adianta comprar uma lente caríssima se ela não é adequada para as suas necessidades, ou se você simplesmente não gostar de fotografar com ela. Por isso, as etapas anteriores são importantes. Não faz sentido gastar o valor de um carro numa macro se o que você quer é fotografar a lua, entende?

Maiores ou menores distâncias focais, fixas ou zoom, mais ou menos claras — todo e qualquer tipo de lente tem suas vantagens e desvantagens. A verdade é que não existe certo ou errado, existem os equipamentos que suprem as suas necessidades e os que não. Você só saberá como escolher lente de câmera e qual é mais indicada para o seu trabalho quando testar.

A Indimagem confecciona livros fotográficos de qualidade para profissionais, a preços justos e com processos apurados. Que tal fazer esse investimento na sua empresa? Entre em contato com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo