Você é apaixonado por fotografia, mas ainda não sabe como transformar isso na sua principal fonte de renda? Precisa saber como trabalhar com a sua paixão e ganhar dinheiro? Não desanime!
Trabalhar — e ganhar dinheiro — com a sua paixão é possível. Porém eu disse “possível”, não fácil. ?
Assim como qualquer outro segmento, a fotografia exige conhecimento, planejamento e trabalho duro para dar certo como uma opção de carreira. Confira abaixo algumas boas dicas que você precisa seguir para migrar de uma vez por todas da fotografia amadora para a profissional!
Conhecimento
Estude, estude e quando você achar que já sabe o bastante, estude mais um pouco. O conhecimento é o primeiro passo para o sucesso em uma profissão. E quando o assunto é fotografia não é diferente. Para se destacar entre as dezenas de novos profissionais que surgem todos os dias é preciso estar antenado em todas as técnicas, tendências e novidades do mercado.
Alguns fotógrafos optam por investir em faculdades de fotografia, mas se você não tem a mesma disponibilidade, a internet está cheia de conteúdos bacanas e, muitas vezes, gratuitos. Invista em cursos, workshops e artigos sobre o tema. Dominar todas as funções do seu equipamento também é fundamental para oferecer um serviço de qualidade.
Planejamento = “Fazejamento”
Para que uma carreira autônoma dê certo, o planejamento de cada etapa é fundamental. Mas muito além do planejamento, o que é realmente importante é FAZER! Dar os primeiros passos e colocar a mão na massa para ir realizando coisas conforme você for planejando. Esse é o chamado “Fazejamento”. É preciso conhecer o mercado, principais concorrentes e entender os desejos e necessidades do seu público-alvo. Assim é possível criar um plano estratégico e tomar ações para captar os clientes ideais para o seu negócio.
O planejamento financeiro é a base mais importante para que a sua nova empresa não dê prejuízos e gere lucros. É uma prática fundamental para ganhar dinheiro com a sua paixão. Na hora de construir o preço ideal para os seus produtos calcule custos, gastos e o valor do seu investimento inicial.
Você está iniciando a sua vida profissional ou migrando de uma carreira para a outra? Cada uma dessas opções exige uma organização estratégica diferente. Adapte o seu planejamento para a realidade da sua família e estilo de vida, vá com calma, mas nunca deixe de agir e fazer. A pressa é inimiga da perfeição quando o assunto é construção de carreira, mas você não realizará NADA se ficar apenas planejando e não começar a fazer coisas diferentes já!
Trabalho
Você já conhece as principais técnicas e tendências do mercado, planejou o seu início ou migração de carreira, iniciou as primeiras ações e agora é hora de trabalhar duro! O nível do seu empenho e dedicação com a carreira fotográfica vai influenciar diretamente nos ganhos que ela trará.
Fatores como marketing direcionado, atendimento ao cliente, força de vendas e qualidade do trabalho oferecido vão ser decisivos no seu negócio. Ofereça um serviço impecável, faça boas ofertas e receba em troca clientes satisfeitos e apaixonados pela sua marca.
A princípio pode parecer que esse é um desafio muito maior do que a sua capacidade, mas acredite: não é. Somente unindo esforço, entrega e muita paixão é possível ganhar dinheiro fazendo o que você mais gosta e ter a rotina que sempre sonhou. =)
Vamos à luta? Deixe um comentário no post contando para a gente quais são as suas principais dificuldades na fotografia ou compartilhe motivação com seus colegas!
Eu curto demais o Facebook, acho que está virando um vício do bem rsrs
hahahahahaha Show =)
Concordo contigo, Eduardo. Estudo e “fazejamento”. Ótimas dicas!!
Valeu irmão =)
Vocês Aprenderam aqui a como ganhar dinheiro.
O poder de fazer dinheiro, fica mais perto de você…
Amém =)
Bacana, muito bom. Gostei do fazejamento. Pôr em prática o que se aprende é fundamental. Como ensina o Paulo vieira: se você quer se tornar um especialista, estude 1 hora sobre o assunto e pratique-o por 9 horas cada dia.
Gostei do FAZEJAMENTO hehe. Também acredito que tem que ter Mão Na Massa! Parabéns pelo artigo
Obrigado =)
Simplesmente Top
Eita que conteúdo bacana, o importante é colocar tudo em prático e não ficar só lendo e vendo videos, obrigado por compartilhar e bora produzir!!!
Estou iniciando na minha carreira profissional agora e esse artigo foi de grande ajuda! Obrigado pelas dicas, a internet precisa de mais conteúdos de valor como esse.
Valeu Daniel! Sucesso na carreira! =)
Realmente a internet é um mundo de possibilidades, precisamos refinar o conteúdo para aumentar a qualidade. Parabéns pelo artigo!
Essa parada de “fazejamento” foi sensacional!
Eu mesmo ja sofri muito tempo com excesso de informação sem colocar as coisas em prática. Esse é um dos piores caminhos a seguir, porque acaba deixando a gente muito frustrado!
Quando conheci o conceito da canoa, tudo mudou… da mesma forma que é preciso remar de um lado e do outro, é precisar aprender e fazer!
Parabéns pelo artigo! Muito valioso.
Acredito que o segredo para trabalhar com o que amamos e ganhar dinheiro ainda está em agregar valor a vida das pessoas.
Se você é expert em algum assunto, foque em ajudar o próximo sem esperar nada em troca. De forma recíproca, a mágica acontecerá. Os outros começarão a fornecer valor para você também.
Quem quer mesmo ganhar dinheiro com o que ama, um passo certeiro na direção disso seria começar a estudar marketing digital.
Aprendi a gostar de fotografar no meu antigo trabalho!
Já pensei várias vezes em investir na área, quem sabe não crio coragem agora 🙂
Ótimo artigo!
Vejo com bons olhos seu planejamento citado é realmente muito bom, Parabéns!!
O “fazejamento” foi ótimo! Realmente planejar é importante, mas colocar em prática é o que vai fazer o negócio ir para frente. Conteúdo excelente. Parabéns!!
Sem esses 3 pontos que você citou é praticamente impossível ganhar dinheiro.
Artigo excelente!
Gostei bastante do conteúdo…
Acho que isso é o sonho de todo mundo né, encontrar algo que AME trabalhar e que ao mesmo tempo, tenha uma renumeração pelo menos satisfatória.
Por exemplo, nos últimos anos eu fui muito infeliz na minha área, me formei em biomedicina e mesmo depois de 2 anos de formado, ganhava uma bolso ridícula de R$1.300 por mês.
Foi aí que descobri o Marketing Digital, resolvi largar tudo e hoje tenho uma qualidade de vida um pouco melhor.
Tenho certeza que esse conteúdo também irá ajudar muitas pessoas que querem ver dicas para trabalhar na área que gosta 🙂
Parabéns pelo artigo, esses pontos são indispensáveis em qualquer profissão!
Esta combinação é maravilhosa, mais se quisermos que de certo… temos que por a mão na massa e fazer acontecer.