Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Ensaio fotográfico com bebê de 1 ano: garanta os melhores clicks!

Ensaio fotográfico com bebê de 1 ano: garanta os melhores clicks!

Você já tentou fazer um ensaio fotográfico com bebê de 1 ano? Se acha que fotografar casamentos é um desafio, é porque ainda não se experimentou com crianças. Fazer fotos dos pequenos é um desafio e tanto, porque você tem pouco controle, e se faz necessária precisão e estratégia para a realização dos melhores clicks.

As crianças se distraem por qualquer coisa, já você por outro lado, é ideal que nem pisque, para não perder nenhuma expressão, sorriso ou movimento que poderia render um grande clique. Vai por mim, essas situações podem não acontecer novamente.

Quer saber como conseguir fazer fotos incríveis do bebê? Então, confira as dicas que separamos!

Como fazer um belo ensaio fotográfico com bebê de 1 ano

Envolva a criança em uma atividade

A primeira dica para você conseguir fazer um excelente ensaio fotográfico com bebê de 1 ano é mantê-lo sempre ocupado. Crianças são inquietas por natureza. Então, não espere que ela vá permanecer em uma mesma posição por muito tempo e nem tente “montar demais” as poses dela. Opte por dar alguma coisa para ela fazer: um brinquedo ou papel para ela desenhar. Dessa forma, ela fica concentrada por um pouco mais de tempo. Seja criativo nas atividades e, sempre que possível procure ir aumentando a intensidade das brincadeiras aos poucos, isso garante que você não vai assustar a criança. Ah, e obviamente fique atento para captar todas as expressões.

Inclua os pais no ensaio

Mais do que contar com os pais para ajudar a tirar sorrisos da criança, uma boa ideia é trazê-los para dentro do ensaio também. Com os pais, os bebês ficam mais à vontade e podem demonstrar belas expressões. Entenda também essa como uma bela alternativa para a realização de vendas de fotografias extras, uma vez que o volume de imagens capturadas será maior. Outra dica interessante é ficar atento aos momentos “não oficiais” do ensaio. Os pais estão arrumando o bebê? Chuva de fotos neles! São nesses momentos espontâneos que, muitas vezes, você encontra “ouro”.

Escolha o melhor momento para as fotos

Bebês são criaturinhas lindas e fofas, que todos amam, até começarem a chorar. Uma foto ou outra do pequeno irritado, sério ou chorando pode até ser interessante para o seu ensaio. As fotos não precisam ser apenas de sorrisos. Mas, na maioria delas, a criança precisa estar feliz. Até porque é isso que os seus clientes querem ver nas fotos depois. Sendo assim, opte por fotografar o bebê depois dele já ter se alimentado e tirado uma boa soneca. Sono e fome certamente não são sinônimos de felicidade. Aqui fica mais uma vez a dica valiosa: Cuidado com a intensidade dos seus movimentos e brincadeiras, uma vez assustada a criança pode não voltar mais ao seu melhor estado de humor.

Seja paciente

Sabendo dessas particularidades, é importante que você tenha paciência. É a criança que vai ditar o ritmo do ensaio. Se ela não estiver muito a fim no dia, talvez seja melhor tentar em outro momento. Procure deixar isso muito claro para os pais de forma a não decepcioná-los no dia do ensaio e não os fazer pensar que perderam o seu tempo em vão.

Capriche nos closes

Você não pode perder a oportunidade de registrar as pequenas mãozinhas, pezinhos, olhos e boca desse ser em um close-up. Todo mundo ama ver esses detalhes. Ah, claro! Não se esqueça das dobrinhas também! Val aqui lembrar que você não precisa necessariamente de uma objetiva macro para obter esses resultados. Em um primeiro momento, caso você não tenha o dimdim necessário para um lente dessas, opte por cortar os seus arquivos posteriormente na pós produção, para os leigos o efeito é muito parecido.

Varie as situações

Peça para os papais trazerem algumas opções de roupas para fazer fotos diferentes. Você mesmo pode combinar com eles, de acordo com a temática do ensaio. Alguns objetos e brinquedos também compõem muito bem o cenário. Conheço muitas operações de sucesso que optam por disponibilizar aos clientes roupas e acessórios temáticos, pense nisso com carinho, esse tipo de diferencial destaca você da concorrência.

Cuidado com o flash

Algumas vezes, o flash pode incomodar as crianças, por serem muito pequenas e não estarem acostumadas. Então, se possível, teste isso antes. Se a criança não gostar, opte pela iluminação natural ou ainda por algum tipo de iluminação contínua (de preferência a base de led).

Solte a sua criança interior

Se quer facilitar a sua vida na hora do ensaio, você precisa deixar a sua criança interior fluir. Faça caras e bocas, brincadeiras, se jogue no chão, participe do mundo do bebê. Assim, ele vai se sentir menos estranho na sua presença. Inclusive você pode enfeitar a sua câmera, para deixá-la mais chamativa. Dessa forma, vai ser fácil conseguir a atenção do pequeno.

Viu só? Pode até ser cansativo fazer um ensaio fotográfico com bebê de 1 ano, porém, não é nenhum bicho de sete cabeças. O mais importante é ficar sempre atento porque os bebês são muito espontâneos e tentar ao máximo fazer parte do mundo da criança. Desse jeito, ela vai ficar mais à vontade com você.

Gostou das nossas dicas? Então, aprenda agora como fotografar newborn!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo