Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Entre na onda! Veja 5 dicas incríveis de como fotografar newborn

Entre na onda! Veja 5 dicas incríveis de como fotografar newborn

Quem atua no ramo da fotografia já deve ter se deparado com a missão de aprender como fotografar ensaios de newborn (recém-nascidos). Os ensaios atraem cada dia mais clientes, uma vez que as mamães desejam eternizar esses primeiros e tão significativos dias da vida de seus bebês. Mas, do que se trata exatamente esse tipo de fotografia?

É uma modalidade com foco 100% em recém-nascidos até o 15º dia de vida. Nesse período, as crianças ainda não sofrem tanta interferência externa, e, assim, torna-se mais fácil remeter as poses ao estado intrauterino, o que dá um resultado único no trabalho do fotógrafo.

Para ilustrar o aspecto frágil desse modelo tão delicado, separamos algumas dicas para ajudar nos seus ensaios. Acompanhe!

Dicas sobre como fotografar newborn

1. Escolha um ambiente adequado

Os bebês nasceram há poucos dias, portanto o local escolhido para a realização da sessão precisa ser devidamente ambientado, a fim de receber o pequeno modelo com todo o conforto possível. A higienização do local e dos acessórios utilizados é fundamental.

As fotos podem ser feitas na residência do cliente, porém, o ideal é manter um estúdio fotográfico especialmente desenvolvido para newborn, pois, essa opção dispensa a necessidade de montar o cenário para as fotos, do zero, toda vez que tiver um trabalho para ser feito. Isso inclui janelas grandes, temperatura adequada, espaço para acomodar os pais e tudo o mais que a técnica demanda.

2. Garanta a segurança e o conforto do bebê

Manter a tranquilidade e a segurança da criança é responsabilidade do fotógrafo e prioridade máxima. Bebês recém-nascidos são delicados e vulneráveis, por isso a atenção deve ser redobrada com as poses, respeitando as limitações físicas do pequeno cliente. É sempre aconselhável contar com a ajuda da mãe ou de um assistente treinado para essa função.

A temperatura do ambiente deve ser adequada, já que pode influenciar o humor do bebê. Música calma também pode ajudá-lo a pegar no sono durante o ensaio e facilitar o trabalho. É importante, ainda, certificar-se de que a criança está bem-alimentada e não apresenta nenhuma restrição para a longa sessão de fotos.

3. Instrua os pais

Grande parte do sucesso da fotografia newborn está na preparação dos pais do recém-nascido. Para garantir que eles estejam devidamente instruídos sobre o procedimento do ensaio, é interessante elaborar um texto contendo as recomendações preparatórias e enviar por e-mail.

Prepare dicas sobre alimentação, roupas, brinquedos, a importância de manter a serenidade para não estressar a criança e orientações sobre a soneca dela, caso queiram tirar fotos com ele, entre outras instruções pertinentes. Esse tipo de ação é muito útil para colaborar com a otimização e fluidez da sessão de fotos.

4. Crie uma boa iluminação

A iluminação bem feita é sempre o “toque de Midas” de qualquer trabalho fotográfico, poupando horas a fio com softwares de edição na fase pós-produção. Contudo, para conseguir uma boa iluminação, não é necessário usar equipamentos fotográficos mirabolantes, basta a luz natural de uma janela ou do ambiente.

O segredo para captar sombras suaves é posicionar o bebê elevado ao ângulo de 45 graus com relação a luza (aproximadamente) para que ela possa fluir partindo do topo da cabeça até o corpo de maneira suave e natural. O ângulo mais usado em fotografias newborn é o “plongée”, no qual o bebê é fotografado de cima e nessa postura ele aparenta ainda mais delicadeza.

5. Componha um cenário criativo

Ensaios newborn são bem produzidos, por isso, a criatividade pode correr solta. Abuse de lindos tecidos, gorrinhos,  materiais que realcem o aconchego, incorporando uma composição encantadora e fofa.

Existem também os acessórios específicos para ensaios de recém-nascidos, também conhecidos como “props”, e o seu uso depende muito do conceito adotado pelos pais e pelo fotógrafo. É sempre importante levar em consideração o tom de pele do bebê para a escolha das cores das mantas e layers (camadas inseridas na composição da imagem), então, o normalmente indicado é deixar a cenografia montada em tons neutros para depois acrescentar as outras cores.

Saber como fotografar newborn requer muita paciência e noções claras de cuidado por parte do fotógrafo. As sessões são trabalhosas, por isso, costumam ser longas — entre 4 a 6 horas. Mas, no final, todo o esforço é compensado com uma beleza poética e muita fofura.

Se você já produziu ou participou de ensaios newborn, deve ter algo interessante para compartilhar. Então, deixe seu comentário e nos conte a sua experiência!

0 comentário em “Entre na onda! Veja 5 dicas incríveis de como fotografar newborn

  1. Tem que ter muito cuidado cm os recém nascidos!! Fazer WS é de suma importância! Não dá só pra ler algo e “Blog” e pegar a máquina e ir fotografando!! è muita responsabilidade! :/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo