Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Veja essas 9 dicas de como fotografar melhor animais de estimação

Veja essas 9 dicas de como fotografar melhor animais de estimação

Tenho certeza de que, em algum momento da sua vida, você viu um animalzinho e não resistiu à tentação de tirar uma foto, mas, na hora de conferir o resultado, ficou completamente insatisfeito. Afinal, como fotografar animais do jeito certo para obter uma foto incrível?

Grandes ou pequenos, rápidos ou lentos, selvagens ou domésticos, a verdade é que clicar animais pode ser uma tarefa complicada, que requer alguns esforços extras, no entanto, pode ser uma atividade muito gratificante.

No artigo de hoje, trouxe algumas dicas que melhorarão suas fotos e permitirão que você aproveite mais a fotografia animal. Confira!

Que tipo de lente usar?

As lentes mais apropriadas para fotografar animais de estimação são as objetivas luminosas (com grandes aberturas, também chamadas de lentes rápidas). Pra começar, experimente uma 50 mm f/1.4 ou f/1.8, capaz de capturar bons retratos (baixa distorção) e trabalhar em condições de pouca luz.

Essas lentes claras permitem que você use velocidades mais altas e isso pode ajudar muito nos cliques de bichinhos inquietos.

Também é recomendado ter em mãos uma teleobjetiva, para aquelas situações em que você quer registrar momentos inusitados e que, normalmente, acontecem quando você não está próximo.

Você pode ser criativo e usar outras lentes, como a olho de peixe, para conseguir alguns resultados divertidos.

Se você quiser aproveitar ao máximo sua macro, não esqueça que insetos também são animais muito interessantes. Além disso, ela ajuda você a se aproximar de outros animais de estimação menores, como habitantes de aquários.

Quais são as configurações de câmera ideais?

Existem dois aspectos básicos a considerar na hora de configurar sua câmera — a abertura (profundidade de campo) e o obturador (velocidade). A prioridade que você dará para cada um deles dependerá da condição do animal no instante da foto.

Você está tirando fotos de um pet enquanto ele dorme ou descansa?

Nesse caso, priorize a abertura. Se ele não estiver em movimento, você poderá escolher o quanto do animal e seu entorno vão aparecer em foco nítido na imagem, além de aproveitar toda a luminosidade do lugar.

Dica: o fundo desfocado contribui para a criação de fotos visualmente muito mais agradáveis.

Mantenha o ISO da câmera baixo, tentando não ultrapassar, no máximo, 400.

Aproveite que o bichinho está tranquilo e tente fazer retratos nítidos e criativos.

E se você estiver fotografando um animal de estimação enquanto ele brinca?

Como ele estará se movendo rapidamente, o recomendado, nessa situação, é priorizar a velocidade.

O obturador permite escolher a velocidade de sua câmera para congelar imagens do animal em movimento. Dessa maneira, as fotos não ficarão tremidas.

Inicie com uma velocidade 1/125 e faça testes de disparos, subindo a velocidade até encontrar a configuração desejada para congelar os movimentos do pet.

Procure deixar o ISO abaixo do 800 para preservar a nitidez do animal nas suas capturas.

Como fotografar animais? 9 dicas infalíveis!

1. Tenha (muita) paciência

Tenho que reconhecer que os pets, muitas vezes, não fazem o que você espera, por isso, você precisa ter muita calma para planejar sua foto.

Escolha um bom momento, prepare a sua câmera e deixe o animal vê-lo por um tempo, até que se acostume com sua presença. Enquanto isso, pense na foto que procura e sua composição.

Lembre-se de que, uma vez que você comece a tirar fotos, provavelmente terá muito pouco tempo antes de o seu amigo fugir ou se desinteressar, então, planeje tudo com discrição e antecipadamente.

2. Posicione-se à sua altura

Essa é uma das dicas mais importantes. As fotos tiradas de cima raramente rendem resultados positivos. O melhor é se manter na mesma altura do animal para assegurar bons enquadramentos e perspectivas de imagens.

Sim, você terá que se jogar no chão, agachar-se e, às vezes, fazer algumas posições impossíveis, mas acredite, valerá a pena.

3. Conheça sua personalidade

Essa dica é muito útil se você pretende fotografar seu próprio bichinho, porém, nada impede que a utilize para clicar outros animais.

Estude previamente seu comportamento. Com o que ele brinca, quais são seus lugares preferidos da casa ou seus horários de comer, passear e dormir?

Isso ajudará você a conhecer seu temperamento, seus momentos de relaxamento e o que o deixa mais à vontade. Fatores essenciais para garantir excelentes imagens.

4. Foque nos olhos

Concentrar seu clique nos olhos do animal garante uma beleza especial na foto. Isso porque grande parte da expressão dos animais se dá por meio do olhar, que desempenha um papel importante na sua comunicação.

5. Planeje o cenário

Um cenário pode transformar uma imagem. Em se tratando de animais de estimação, aposte em cenários descontraídos e coloridos, com tapetes, brinquedos e almofadas.

Outra excelente opção são os ambientes ao ar livre. Procure paisagens bonitas, parques ou, até mesmo, o quintal onde o animal vive — todos são lugares que permitem explorar diversos planos e ângulos. Sempre repare no que aparece ao fundo, para isso não poluir e reduzir a força da sua imagem.

6. Não utilize o flash

Esqueça o flash se você não quiser assustar o animal! Ele não entende e nem sabe interpretar que está sendo fotografado, logo, a agressividade da luz poderá causar uma reação indesejada. Use e abuse da luz natural.

7. Use o modo drive (disparo contínuo) na câmera

Animais se movimentam muito, então temos que ser rápidos para capturar os melhores momentos durante uma corrida, pulo ou brincadeira. Pra ajudar a garantir o timing certo dos cliques, ative o modo de disparo contínuo (drive) da sua câmera.

Assim, quando a ação começar, você só precisa escolher o melhor ângulo e a melhor luz, pra então “descer o dedo” no disparador. Essa técnica garante boas sequências de fotos e ajuda a captar cliques incríveis.

8. Adicione pessoas nas fotos

Fotos de pets com seus donos são clássicas e estão presentes em qualquer álbum de família que se preze.

Além disso, é muito provável que os animais se sintam mais tranquilos e confiantes na presença dos donos, o que proporciona cliques mais autênticos e criativos.

9. Respeite o animal de estimação

Por último, mas não menos importante…respeite o animal. Uma boa foto não é aquela em que ele parece desconfortável ou é colocado em uma situação de risco.

Faça tudo com amor e divirta-se durante a sessão. Não fique frustrado, nem insista em fazer alguma pose ou foto se ele resistir. Afinal, o importante é aproveitar o momento e imortalizar a memória de uma criatura tão querida por todos.

Os animais de estimação são como membros da família e, como tais, merecem boas fotos. =)

Quem quer que tenha animais em casa, mais cedo ou mais tarde, tirará uma foto deles. Sendo assim, espero que o artigo tenha incentivado você a usar sua câmera para produzir imagens encantadoras desses companheiros.

Agora que você já conferiu todas as dicas e sabe como fotografar animais de estimação da melhor forma, que tal agregar essa modalidade nos seus serviços e ter mais uma alternativa lucrativa?

Entre em contato e darei ótimas ideias para oferecer aos seus clientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo