Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

O que você precisa saber para fazer um ensaio pin-up

O que você precisa saber para fazer um ensaio pin-up

Quem, assim como eu, é fã de fotos femininas cheias de estilo, não pode deixar de experimentar um ensaio pin-up. Essa estética retrô está fazendo a cabeça de uma geração de meninas desinibidas e conquistando espaço em editoriais de moda e publicidade (sem contar alguns ensaios mais “quentes”, por assim dizer).

O bacana desse tipo de sessão fotográfica é que há muita produção envolvida. É preciso capricho no figurino e na maquiagem, além de variados itens de cena, para emular o clima vintage que o ensaio pin-up exige — sem contar a dose certa de sensualidade que o trabalho pede, mas sem descambar para a vulgaridade.

Se ficou interessado pela proposta, mas não está muito seguro do que isso significa, relaxe. É só continuar firme que direi tudo o que você precisa saber para fazer um belo ensaio pin-up. Acompanhe!

Como assim, “pin-up”?

A estética pin-up é um dos mais duradouros signos da cultura pop. A origem do termo (em inglês, pin-up significa “pendurar”) remonta à Segunda Guerra Mundial. Nessa época, os soldados norte-americanos que combatiam na Europa e no Pacífico criaram o hábito de decorar seus alojamentos com pôsteres de beldades para, assim, aliviar um pouco da tensão do conflito.

De certa forma precursores dos nossos famosos calendários de borracharia, esses cartazes traziam imagens de mulheres voluptuosas realizando tarefas do cotidiano, numa mistura de sensualidade e inocência que deixava a rapaziada doidinha.

Por trás dessas obras, estavam artistas como o peruano Alberto Vargas e o norte-americano Gil Elvgren, que criavam suas pinturas tendo por modelo algumas das mulheres mais belas da época (estamos falando das décadas de 1940 e 1950).

Marilyn Monroe, antes de chegar ao estrelato, emprestou suas curvas para esses mestres, assim como Bettie Page, a mais celebrada das pin-ups.

No período do pós-guerra, fotografias de divas de Hollywood mantiveram o fascínio das “mulheres de pendurar” (quem não se lembra do protagonista do filme “Um Sonho de Liberdade” pedindo que Red lhe conseguisse uma Rita Hayworth?), e a prática chegou às revistas de moda e à publicidade (as famosas artes da Coca-Cola são um exemplo).

Como é o estilo pin-up atual?

A recente moda retrô trouxe uma nova onda de interesse pelo pin-up, que foi abraçado por celebridades como a cantora Katy Perry, que incorporou o estilo em mais de uma capa de disco.

No entanto, foram personalidades como a artista burlesca Dita von Teese que apontaram o caminho para as modernas pin-ups, que dispensaram a ingenuidade dos anos dourados e acrescentaram uma boa dose de atitude à fórmula, com muita tatuagem e ousadia.

Apesar dessa pegada mais alternativa, a essência se mantém no uso da lingerie, nos penteados armados, na maquiagem impecável e na sensualidade soft. Além disso, há variações que refletem o gosto de cada adepta da moda, o que faz com que o ensaio fotográfico pin-up tenha mais de um subtema. Alguns deles são:

  • cheesecake: estilo clássico, o cheesecake remete aos melhores trabalhos de Elvgren e capricha na delicadeza e plasticidade das imagens;
  • burlesca: um pouco mais provocante, esse estilo evoca um clima de cabaré, com um leve toque vitoriano;
  • classic Hollywood: como o nome já entrega, a ideia é recriar o glamour das divas do cinema;
  • rockabilly ou psychobilly: os topetes e elementos que caracterizam o rock dos anos 1950 são o forte do estilo rockabilly, enquanto sua versão “psycho” é um pouco mais extravagante, com muita tattoo e maquiagem pesada;
  • tiki: um pin-up havaiano, no melhor estilo dos filmes de Elvis;
  • dark: vestidos com corpete, sapatos boneca e cabelos coloridos dão o tom das pin-ups dark, cujo principal ícone é a bruxa cinematográfica Elvira.

E ainda temos pin-ups plus size, afro, orientais, cowgirls, do tipo zumbi, militares, marinheiras e aviadoras. Ou seja, dá para elaborar ensaios criativos de montão.

Quem pode fazer um ensaio pin-up?

Qualquer pessoa pode fazer um ensaio pin-up, até mesmo homens (sim, apesar do que alguns pensam, o estilo pin-up não é exclusividade feminina). Para se fazer um ensaio pin-up, você só precisa estar disposto a brincar bastante com o seu estilo! Vou citar alguns tipos de ensaio em que você pode encaixar o estilo pin-up — além do já conhecido ensaio feminino.

Gestante

Sim, gestantes também podem incorporar o estilo pin-up. Como já comentei, um grande marco desse estilo de fotografia é a mistura entre sensualidade e inocência, e mulher nenhuma perde essas características durante a gravidez, não é mesmo? Na verdade, algumas até têm a sensualidade aflorada nesse período. Então, por que não aproveitar esse momento para fazer um ensaio pin-up?

Masculino

Um ensaio pin-up costuma estar muito relacionado à autoestima, e isso é algo que todos querem trabalhar, não apenas as mulheres. Assim, os homens também podem pegar carona nessa onda.

Para isso, abuse de jaquetas de couro, jeans e camisas floridas. Ah, não se esqueça do cabelo perfeitamente alinhado e dos topetes também! Se quiser se inspirar um pouco, é só pesquisar por famosos artistas do cinema — como Marlon Brando e James Dean — e da música — como Elvis Presley, um dos reis do rock.

Quinze anos

Os ensaios de quinze anos geralmente retratam o momento de passagem da menina à mulher. Esse é o momento perfeito para realizar um ensaio pin-up! Abuse do estilo menininha, vestidos rodados e estampas fofas. Retrate também a chegada da “fase mulher” com poses levemente mais ousadas. Assim, você terá um ensaio de quinze anos diferente e inesquecível!

Casal

Já que tanto mulheres como homens podem se render ao ensaio pin-up, por que não juntar logo o casal e abusar do lado mais sexy desse estilo? Uma dica interessante é surpreender seu cliente ao oferecer um ensaio pin-up no lugar de um ensaio pré-wedding clássico.

E como eu faço um ensaio pin-up?

Como você pode ver, num ensaio pin-up, a produção é o que manda. O trabalho de cenografia é muito importante, pois a inclusão de objetos como utensílios domésticos antigos, revistas de época e acessórios retrô dará mais autenticidade à sessão.

Alguns itens interessantes:

  • telefone: modelos antigos são muito usados em fotos pin-up, nas poses em que a garota parece receber uma notícia inesperada;
  • milkshake: nada mais retrô do que um milkshake, certo? É um item perfeito para fotos mais “cheesecake”;
  • guarda-chuva: uma sombrinha no estilo oriental é um ótimo acessório tanto para criar um clima praiano, quanto, simplesmente, para cobrir o corpo da modelo, sugerindo sensualidade;
  • vitrola: outro item vintage por excelência, vitrola e discos sempre rendem poses legais;
  • Coca-Cola: que tal recriar algumas das imagens icônicas desse refrigerante?

Bolas de praia, óculos de sol, bicicletas e instrumentos musicais das antigas são outros elementos marcantes. Qualquer coisa com cheiro de “velho” dá um bom objeto de cena.

Figurino

Como já disse, é preciso esmero no figurino, que deve estar de acordo com o tema escolhido.

De modo geral, peças inspiradas nos anos 1950 são perfeitas para ensaios desse tipo: saias estampadas em poá — as famosas bolinhas — e vestidos godê, macaquitos, camisas de botões e shorts de cintura alta. E não esqueça as cintas-ligas, as meias 3/8, os lenços, os penteados armados e a maquiagem característica.

Falando em maquiagem, ela é um grande marco em um ensaio pin-up. A pele deve estar impecável, os olhos, bem delineados, e a boca pede um tom marcante. Muita gente acha que o batom vermelho é lei, mas não é bem assim. Embora o vermelho seja mais clássico, você também pode apostar num batom cor-de-rosa ou mesmo em um brilho, desde que ele seja bem marcante!

Escolha uma época e mantenha-se fiel a ela. Misturar elementos de épocas diferentes no figurino pode trazer resultados não tão interessantes, levanto a perder a ideia vintage ou até mesmo dando um ar caricato demais. Por conta disso, pode ser interessante ter o apoio de uma equipe de produção ao preparar o figurino para o ensaio pin-up.

Vale a pena, também, conferir o trabalho de artistas clássicos do estilo (os já citados Elvgren e Vargas, entre outros, além de fotógrafos que se dedicam a esse filão) para obter boas referências de figurino.

Cenário

Lembre-se: de nada adianta o modelo estar todo montado na temática vintage se o cenário for claramente moderno. O resultado pode ser contrastante demais, e o estilo pin-up será perdido.

Procure por antiquários, oficinas, carros antigos e bares temáticos, que dão belos cenários para ensaios pin-up. Até mesmo a cozinha de uma casa antiga pode ser um cenário ideal, você só precisa trabalhar a sua criatividade.

Ainda não conseguiu encontrar um cenário para o seu ensaio? Sem problemas, aposte em um fundo liso, e não haverá chance de erros! Você pode usar um fundo totalmente branco e caprichar bastante nos acessórios, ou pode criar um clima mais divertido e ousado ao usar fundos coloridos, em azul, rosa e por aí vai!

Poses

Para a sessão de fotos em si, o ideal é seguir o catálogo de poses típicas da pin-up art (a dica sobre pesquisar referências vale aqui também). Isso quer dizer: muitas caras e bocas, rostinhos angelicais, beijinhos, piscadelas, continências e a famosa “banana” (do clássico cartaz “We Can Do It!”).

Estabeleça uma relação de confiança e profissionalismo com sua modelo. Faça com que ela se sinta relaxada e vá começando com as poses mais simples (de pé), passando às mais elaboradas e um pouco mais sensuais (poses sentadas e deitadas, de pernas para o ar etc.). Tenha especial cuidado com a postura da pin-up, de modo valorizar suas curvas e obter retratos mais harmoniosos.

Quanto cobrar por um ensaio pin-up?

Ficou em dúvida sobre quanto cobrar em um ensaio pin-up? O valor pode variar bastante, como em qualquer ensaio fotográfico. Porém, como base, podemos citar preços entre R$ 250, com entrega de 10 fotos, até R$ 800, com entrega de um álbum completo. Tudo vai depender de como você vai apresentar seus serviços. Uma ideia interessante é montar diferentes pacotes para apresentar aos seus clientes.

Gostou das dicas de hoje? Então, deixe eu lhe fazer outro convite: que tal ler este post sobre ideias de fotos de ensaio de casamento para surpreender seu cliente? Você pode aproveitar os conhecimentos que adquiriu neste conteúdo e convidar seus clientes para realizar um ensaio pin-up. Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo