Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

5 dicas essenciais para fazer um ensaio fotográfico infantil

5 dicas essenciais para fazer um ensaio fotográfico infantil

Quando vemos um ensaio fotográfico infantil pronto, ficamos com a impressão de que tudo transcorreu na mais perfeita harmonia, não é mesmo? Pois bem, sessões de fotos com crianças podem ser muito descontraídas, mas também tendem a oferecer alguns desafios que exigem certos cuidados especiais para que tudo dê certo.

Com um pouco de planejamento e algumas técnicas, você poderá transformar o seu ensaio em um acontecimento memorável com as 5 dicas que preparamos pra você. Bora lá conferir?

1. Planeje o ensaio

Ok, um plano de ação para uma sessão fotográfica infantil talvez não possa ser feito com a expectativa de que tudo saia exatamente como reza o seu script. Mas você precisa tomar as rédeas da organização de tudo.

É seu papel dizer aos pais o que funciona melhor e qual o cenário ideal para fazer o ensaio, com o maior conforto e controle possível.

Então planeje-se, defina como prefere trabalhar e oriente os pais.

Além disso, é sempre bom analisar e reunir o equipamento adequado para o local e o tema escolhido por você para as fotos, por exemplo: Vamos precisar de um flash? Que lentes são melhores para o trabalho? Devo levar algum acessório temático?

Esse tipo de ensaio requer feeling para minúcias.

2. Mantenha o clima divertido e agradável

O ambiente de uma sessão de fotos infantil deve ser necessariamente divertido, alegre e espontâneo. Cabe ao fotógrafo providenciar os elementos propícios para que isso ocorra. É muito comum que os próprios pais deem ideias baseadas nos gostos pessoais das crianças e isso é bem-vindo. Você pode lançar mão de:

  • itens das atividades preferidas dos pequenos: ballet, futebol, instrumentos musicais etc;
  • personagens de desenhos animados ou filmes infantis;
  • animais de estimação favoritos;
  • brinquedos mais usados pela criança;
  • atividades praticadas em família.

A ideia é deixar o ambiente lúdico e descontraído da melhor forma possível, reproduzindo o universo da criança para garantir o máximo de naturalidade nas reações capturadas pela câmera.

3. Conheça, interaja e conecte-se com a criança

Conhecer a criança antes de começar os cliques facilita a interação durante a sessão de fotos. Procure se aproximar para fazer uma conexão amigável e lúdica e, então, ganhar sua confiança. Com isso, não será necessário ditar ou conduzir o ensaio de forma artificial.

Muitos fotógrafos ainda acreditam que é preciso pedir para que a criança sorria para a câmera, mas isso é totalmente desnecessário. Em vez disso, entre na frequência da inocência infantil e faça com que o trabalho se transforme em algo prazeroso e leve, tanto para o pequeno modelo quanto para todos os envolvidos na história. Você verá como o sorriso sairá fácil, aberto e contagiante.

4. Explore perspectivas e ângulos diferentes

A regra mais comum em ensaios infantis é manter-se posicionado no nível dos olhos da criança. No entanto, para captar imagens sensacionais você pode tentar uma variedade inesgotável de coisas diferentes.

A criatividade é a sua assistente mais competente, por isso, use a sua imaginação e fotografe de perspectivas inusitadas, registre objetos e brinquedos e explore muito os momentos de diversão e farra junto aos itens do cenário e às pessoas da família que estarão presentes acompanhando tudo de perto. E, claro, tire muitas, mas muitas fotos seguidamente.

Lembre-se de que você produzirá memórias para o resto da vida das pessoas que ali estão, e isso requer uma sensibilidade que precisa ficar evidente nas imagens.

E se estiver fotografando uma família e quiser saber quais tipos de fotos vendem mais, não deixe de ver o vídeo abaixo, onde falo sobre 2 tipos de fotos que vendem sempre:

 

5. Prepare-se para imprevistos

A paciência e a capacidade de improvisar do fotógrafo devem ser diretamente proporcionais à imprevisibilidade das crianças. Ninguém é capaz de presumir o comportamento delas, ainda mais em um ambiente diferente do que elas estão acostumadas em seu dia a dia. Por isso, paciência é a palavra de ordem.

Esteja disposto a dar tempo para que os pequenos se acostumem com a sua presença e tente sempre evitar demonstrações de estresse e desconforto, já que essas mudanças de humor são facilmente notadas por eles.

A gente sabe que um ensaio fotográfico infantil pode ser muito divertido, mas também desafiador. Se essa é a sua praia, procure estar sempre por dentro das novidades do mundo das crianças para surpreender e encantar cada vez mais.

E você, gosta de se aventurar no universo da fotografia infantil? Se gostou das dicas, compartilhe este conteúdo com os seus contatos nas redes sociais e divulgue essas ideias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo